Notícias
CAPACITAÇÃO
HUSM promove curso para profissionais de saúde com foco na Geriatria
Capacitação possui cinco módulos com carga-horária de 1h cada, é gratuito e certificado e registrado na plataforma Moodle da Ebserh
Santa Maria (RS) - O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Rede Ebserh, com foco na melhoria do cuidado ao paciente idoso e atualização de profissionais de saúde da instituição e da Atenção Básica, lançou, no dia 2 de agosto, o segundo módulo do curso “Cuidando do envelhecer". Disponível no formato online, a capacitação possui cinco módulos com carga-horária de 1h cada, é gratuito e certificado e registrado na plataforma Moodle da Ebserh.
Intitulado “Cuidando do envelhecer: Funcionalidade”, este módulo está disponível no site do HUSM, na “Área do Trabalhador”, link “Capacitações e Cursos”. Entre as temáticas discutidas estão: avaliação da funcionalidade, interface com comorbidades e fragilidade, componentes da funcionalidade (capacidade intrínseca e ambiente) e avaliação de carga patológica.
Também está disponível o primeiro módulo, intitulado “Cuidando do envelhecer: Impacto da idade e a Fragilidade” e lançado em julho, que também pode ser acessado. O conteúdo de estreia discute temas como entendimento da fisiologia do envelhecimento, relação com fragilidade e seu impacto na idade, além da utilização de escalas, como o questionário FRAIL (utiliza 5 critérios de avaliação: Incapacidade de subir um lance de escadas, incapacidade de caminhar um quarteirão, ter mais de cinco doenças e perda de peso de mais do que 5% no último ano), dentre outros. Os demais módulos serão sobre Avaliação Adicional, Síndromes Geriátricas e Discussão de Caso.
“O objetivo desse curso é descomplicar a abordagem dessas questões de forma que possam ser incorporadas no cotidiano dos profissionais da área da saúde, independentemente da sua formação ou local de atuação. O curso está organizado para isso, com linguagem acessível, contendo disponibilização de materiais e discussões de caso, tudo pensado para que gere mudança no olhar e no fazer cotidiano dos interessados em se aprofundar nessa temática”, disse a geriatra Melissa Agostini Lampert, coordenadora do curso.
O Serviço de Geriatria (GERIHUSM) ligado à Unidade de Atenção Domiciliar e Cuidados Paliativos (UADCP) está à frente do projeto. O roteiro e as gravações ocorrem no próprio hospital, por meio da Plataforma Teams. Os profissionais do HUSM não precisam realizar inscrição, no entanto, há um formulário de participação que deverá ser preenchido para que a equipe do curso da UDP possa fazer o tratamento dos dados para emissão do certificado. Já os profissionais da Atenção Básica recebem o link do curso, bem como o do formulário de participação por meio de um canal de comunicação entre o HUSM e a 4ª CRS.
Parceria
A chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas - UDP do HUSM-UFSM, Cláudia Lavich, explica que a abordagem à saúde do idoso foi sugerida pelos profissionais da Atenção Básica. “Em razão da contratualização com o Governo do Estado, uma das nossas metas é ofertar capacitações também para a rede de Atenção Básica de Saúde da região. Nesse sentido, fizemos uma pesquisa com todos os profissionais da rede e esse tema emergiu como um dos principais”, explicou.
Segundo a profissional, observou-se na região o aumento da população idosa, o que resultou na necessidade de atualizações dos profissionais sobre o manejo e a assistência desse público. “A ideia é atingir todos os profissionais da saúde pertencente aos 34 municípios que fazem parte da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, além dos nossos quase dois mil profissionais”, disse.
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand