Notícias
HUSM opera 28 pacientes da lista de espera em mutirões de procedimentos
O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) tem apostado em mutirões de procedimentos para diminuir a lista de espera cirúrgica. Entre março e abril foram realizados três mutirões que operaram 28 pacientes. Isso só foi possível pela disponibilidade e comprometimento das equipes.
A organização dos mutirões inicia desde as consultas ambulatoriais, com uma avaliação multiprofissional, até o acompanhamento pós-operatório. Com uma ação intersetorial, as chefias da Divisão da Gestão de Cuidados, da Unidade de Saúde da Mulher e da Unidade de Bloco cirúrgico e Processamento de Material Esterilizado, organizam desde os materiais cirúrgicos até a abertura de leitos extras, com profissionais de enfermagem das duas unidades e salas extras no bloco cirúrgico.
O primeiro ocorreu no dia 18 de março pela equipe de Ginecologia liderada pelo Dr. Neverton Costa e pelo Dr. Luis Armando Simões. Nele foram realizados dez procedimentos de conização e curetagem semiótica. Estiveram envolvidos anestesistas, residentes da Unidade da Saúde da Mulher, equipe de enfermagem e a gestão da lista de espera cirúrgica.
No dia 07 de abril, foi realizado um mutirão de procedimentos pela equipe de Proctologia liderada pelo Dr. Arno Brites e pelo Dr. Rudimar Meurer. Nele foram realizadas oito operações orificiais, como hemorroidectomia, fistulectomia e biópsias. Estiveram envolvidos anestesistas, cirurgiões, residentes da especialidade Coloproctologia e a equipe de enfermagem.
O segundo mutirão da Ginecologia ocorreu no feriado do dia 21 de abril liderada pela Dra. Nazha Daoud Hannaui Bastos e foram realizados mais dez procedimentos de conização e curetagem semiótica. Estiveram envolvidos anestesistas, residentes da Unidade da Saúde da Mulher, equipe de enfermagem e a gestão da lista de espera cirúrgica.
A Unidade de Saúde da Mulher (UMUL) possuí um planejamento de mutirões durante o ano de 2023, sendo o próximo dia 17 de meio. A realização dos mutirões só é possível pelo esforço e dedicação da equipe multiprofissional e intersetorial, com o objetivo de diminuir a fila de espera em benefícios dos pacientes.
Rebeca Kroll - estagiária de Jornalismo da Unidade de Comunicação do HUSM