Notícias
LINHA DE CUIDADO
Hospital Universitário divulga Linha Materno-Infantil na Intranet
Depois de um ano de trabalho intenso, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) disponibiliza na Intranet, para acesso de seus servidores, os fluxogramas da sua primeira Linha de Cuidado: a Materno-Infantil.
Desde o início de 2015, a Gerência de Atenção à Saúde, em conjunto com a Unidade de Planejamento e Assessoria (apoiadores da implantação no HUSM), profissionais do HUSM, da Rede Básica de Saúde e da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) estão debruçados sobre um trabalho inédito nos hospitais universitários do país: criar as Linhas de Cuidado para qualificar o atendimento do paciente.
A Linha de Cuidado busca estabelecer o trajeto que o usuário do SUS irá percorrer na rede de atenção à saúde (dentro e fora dos hospitais) para reestabelecer sua saúde. A Linha de Cuidado organiza esse fluxo. Evita que o paciente fique peregrinando. Otimiza tempo, recurso financeiro e material, além de apoiar os profissionais.
- Até então, seguíamos o modelo tradicional, médico-hegemônico, cujo foco está na doença, no procedimento disponível e na estrutura hospitalar. O novo modelo assistencial, com a inclusão multiprofissional e criação das Linhas de Cuidado, inverte essa lógica. O foco passa a ser o paciente. Ao invés de ter o usuário circulando na instituição para conseguir que suas demandas sejam atendidas, a instituição sai em busca de suas necessidades para saná-las – explica Soeli Guerra, Gerente de Atenção à Saúde do HUSM.
Para que isso aconteça de fato, um segundo objetivo, tão importante quanto o primeiro, é fazer com que a rede que presta atendimento a esse usuário – seja ela de Atenção Básica (município), regional ou hospitalar - se conecte e dialogue entre si, de modo a se responsabilizar pelo acolhimento e tratamento oferecido ao paciente.
Os encontros, para elaboração do Plano de Ação e fluxos da Linha de Cuidado, resultaram em várias etapas de planejamento, momentos em que foram apresentados os serviços e enumeradas quais mudanças seriam necessária para melhorar o atendimento.
Na Intranet, é possível encontrar o que é a Linha de Cuidado, qual a proposta e os fluxos de entrada da Linha Materno-Infantil no HUSM. O servidor poderá opinar (por meio de um formulário disponibilizado) sobre os fluxos já validados. A cada ano, os procedimentos serão revistos e revalidados. Ela pode ser vista no endereço http://ww4/intranet/linhas-de-cuidado.
Além da Linha Materno-Infantil, já em fase de implantação, está sendo elaborado o Plano de Ação e fluxos da Linha Hemato-Onco.
– Nós precisávamos começar por áreas que são impactantes no hospital. Somos referência em gestação de alto-risco. Uma das portas de entrada de demanda espontânea, por isso a Linha Materno-Infantil. E a hemato-Onco por ser a maior demanda em consultas e tratamentos que o HUSM possui. O maior volume de paciente em uma única especialidade. – explica a gerente de Atenção à Saúde.
As linhas foram iniciadas com o apoio de uma consultora da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Danyelle Cavalcante:
– A consultoria começou em fevereiro de 2015 e, cada final de mês, ela vinha e estabelecia atividades para ser construídas ao longo do mês. Terminada a etapa da construção, passamos agora para implantação. É quando o guardião assume o monitoramento. Começa a trabalhar a prática do Plano de Ação. Ele não é o executor do plano, mas acompanha todas as etapas que precisam ser desenvolvidas. A cada mês faz o monitoramento e gera um relatório – conta Aline Vargas, servidora da Unidade de Planejamento e Assessoria e apoiadora do processo.