Notícias
SEGURANÇA NO TRABALHO
Cipa do HUSM-UFSM inicia projeto para prevenção de acidentes
Santa Maria (RS) – A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em parceria com a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost), deu início a um programa de rastreamento e mapeamento dos acidentes do trabalho ocorridos no Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O objetivo do programa é reduzir a ocorrência de acidentes no Hospital por meio de medidas educativas.
Para o presidente da Cipa, Elvio Adílio Serpa, ressaltou que: “O propósito do nosso trabalho, enquanto profissionais da saúde, é zelar pela vida dos nossos pacientes, entretanto é imprescindível que os profissionais dispostos a cuidar do outro, estejam sob condições de trabalho adequadas, sobretudo um ambiente salubre. O papel da Cipa, neste cenário, é trabalhar para que isso aconteça”. Ele enfatizou o apoio da superintendência e demais gestores do HUSM, evidenciada durante as inspeções realizadas pela Cipa, além de reconhecer o engajamento da equipe da Cipa e o suporte técnico da Usost.
Elvio completou, “É um privilégio poder participar de algo que, de alguma forma impacta positivamente a saúde dos nossos colegas de trabalho. Todavia, é preciso enaltecer a equipe da Cipa... O mérito do trabalho no âmbito de saúde e segurança do trabalho, sobretudo desse projeto, é dessa equipe que acredita fielmente na importância de consolidarmos essas ideias prevencionistas. Tudo que está sendo feito, só é possível porque os cipeiros se engajam na realização das ações”.
A técnica de segurança do trabalho, Sabrina Medeiros, destacou “A ação realizada pela Cipa é de grande importância tanto para conscientizar os empregados do nosso HU em questões de segurança no trabalho, como também, para ouvi-los e assim entender as deficiências nos processos de trabalho que podem levar à ocorrência de acidentes”. Segundo ela, com a pandemia, muitas atividades presenciais tiveram que ser interrompidas, e a iniciativa da Cipa representa uma oportunidade de retomar as ações preventivas no local de trabalho, visando a redução de acidentes e doenças ocupacionais.
Entenda a projeto
A metodologia adotada pela Cipa consistiu em buscar e analisar os acidentes ocorridos no último ano (2023), visando identificar rapidamente os potenciais riscos de acidentes de trabalho nas atividades laborais exercidas no HUSM. Conforme a legislação brasileira que regulamenta os níveis de riscos ocupacionais, o ambiente hospitalar é classificado como grau de risco 3 (médio) conforme a Norma Regulamentadora 32 (NR 32), em uma escala de 1 a 4.
É importante ressaltar que, de acordo com a NR 32, os acidentes ocorridos no ambiente hospitalar precisam ser notificados e tramitados por meio da Comunicação de Acidente (CAT). A CAT tem o intuito de informar e amparar o trabalhador que sofreu acidente de trabalho ou que se suspeita que tenha adquirido uma doença relacionada à atividade laboral. Além disso, o Relatório de Investigação de Acidente de Trabalho (RIAT) auxilia na identificação das possíveis causas que levaram ao sinistro, viabilizando a criação de métodos corretivos úteis na prevenção de acidentes.
Após o rastreamento e o levantamento do histórico dos acidentes ocorridos em 2023, a Cipa realizou o mapeamento dos casos, considerando o setor do Hospital onde ocorreram, o tipo de acidente e a frequência dos casos. As ações priorizaram locais com maior incidência de acidentes, bem como acidentes mais graves e com potencial de se repetirem. Com base nessas informações, a Comissão traçou uma estratégia para atuar nos locais onde os acidentes ocorreram, implementando ações preventivas específicas considerando as diferentes situações identificadas.
Apesar do número relativamente baixo de acidentes de trabalho, a Cipa precisou dividir-se em sete grupos para atender às diferentes unidades do HUSM onde esses ocorreram. Cada grupo é composto por quatro integrantes, responsáveis por buscar medidas de controle que abordassem os riscos inerentes aos acidentes já ocorridos e elaborar materiais educativos baseados na legislação vigente.
Com os dados e materiais educativos em mãos, a Cipa iniciou suas ações nas unidades do HUSM, realizando visitas mensais e abordando temas específicos relacionados à prevenção de acidentes. Além disso, foram programadas mais ações para as unidades subsequentes, levando em conta os parâmetros estabelecidos durante o levantamento do histórico de acidentes.
Durante as visitas, os cipeiros não apenas abordaram os temas relacionados à prevenção de acidentes, mas também observaram a rotina nos setores e alertaram para as práticas seguras que previnem acidentes no ambiente de trabalho. Foi solicitado às equipes que elaborassem relatórios sobre as ações realizadas, anexando ao processo as demandas referentes à salubridade do ambiente nas unidades, para que fossem tomadas as providências necessárias. É importante ressaltar que o programa da CIPA continuará nos próximos meses, fazendo o levantamento dos acidentes ocorridos durante o mês e implementando medidas preventivas imediatas sempre que necessário.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Fotos: Cipa/HUSM
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh