Notícias
PREVENÇÃO
Seminário do HU-UFSC aborda prevenção da mortalidade materna, fetal e neonatal
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), realizou nesta terça-feira (9/09), o I Seminário de Prevenção de Mortalidade Materna, Fetal e Neonatal. O evento foi realizado no auditório central do hospital e reuniu profissionais de saúde da instituição, com o objetivo de qualificar o cuidado obstétrico e neonatal.
O seminário foi organizado pela Comissão de Mortalidade Materna, Fetal e Neonatal do HU-UFSC e teve como tema “Prevenção da mortalidade começa com cuidado e informação de qualidade”. A programação contou com palestras e debates sobre indicadores de mortalidade, vigilância epidemiológica, protocolos de óbito e abordagem preventiva em casos de prematuridade, além de reflexões sobre mortalidade materna.
A iniciativa buscou sensibilizar e mobilizar as equipes para a importância de práticas que contribuam na prevenção de óbitos maternos, neonatais e fetais, considerados em grande parte evitáveis por meio de acesso a serviços qualificados de saúde.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.