Notícias
OTIMIZAÇÃO
Projeto Lean nas Emergências tem bons resultados no HU-UFSC
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) apresentou nesta quinta-feira (11) os resultados alcançados com a implementação do Projeto Lean nas Emergências. A iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida no hospital com o apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, busca reduzir a superlotação e aprimorar os fluxos de atendimento em unidades de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS).
A gerente de Atenção à Saúde do HU-UFSC, Monique Mendes Marinho, ressaltou o significado do processo para a instituição. “Ao longo de quase dez meses estivemos envolvidos no desafio do Projeto Lean, com várias ações implementadas. É uma alegria poder mostrar os avanços conquistados neste período. Foi possível estruturar entregas importantes, que fortalecem a gestão da emergência e a assistência aos nossos pacientes”, afirmou.
A consultora do projeto, Gláucia Rosa de Freitas Silva, representante do Hospital Israelita Albert Einstein, elogiou os resultados obtidos pelo HU-UFSC e reforçou a importância da continuidade do trabalho. “A criticidade dos pacientes atendidos aqui é muito alta em comparação com outras unidades, e isso torna o desafio ainda maior. Mas os avanços já são perceptíveis. Persistam e façam cada parte da sua responsabilidade, para que o paciente que busca atendimento no SUS seja tratado com dignidade e qualidade”, disse.
O Projeto Lean nas Emergências faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), que utiliza recursos de hospitais de excelência para financiar iniciativas voltadas à melhoria da gestão hospitalar no sistema público de saúde. No HU-UFSC, a implantação teve início em dezembro de 2024 e está estruturada em ciclos anuais, que incluem diagnóstico, intervenção presencial e monitoramento.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.