Notícias
EBSERH EM AÇÃO| AGORA TEM ESPECIALISTAS
Mutirão do Dia E no HU-UFSC estima realizar 313 atendimentos especializados
Neste sábado (13 de setembro), o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai promover um mutirão com a estimativa de realizar 313 atendimentos especializados, a partir das 7 horas. A iniciativa faz parte do "Dia E – Ebserh em Ação", em parceria com o programa "Agora Tem Especialistas", do Ministério da Saúde (MS), e ocorrerá simultaneamente nos 45 hospitais da Rede Ebserh.
Entre as autoridades presentes, estarão: o superintendente estadual do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Sylvio da Costa Júnior; a superintendente dos Hospitais Públicos Estaduais, Tatiana Titericz, representando a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina; a coordenadora de Infraestrutura, Suporte e Segurança da Tecnologia da Informação da Ebserh, Regina Carla Oliveira Frazão; o diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFSC, Fabrício de Souza neves, e o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza.
A ação vai ofertar 313 atendimentos nas seguintes especialidades: otorrinolaringologia, cardiologia, ginecologia, gastroenterologia, cirurgia vascular, pediatria, acupuntura e odontologia. O mutirão será realizado com a convocação de pacientes que estão aguardando nas filas da regulação.
Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o Dia E demonstra o potencial da Rede Ebserh, destacando a parceria com o Ministério da Educação e Ministério da Saúde. “Com a oferta de mais exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos, vamos continuar avançando para reduzir o tempo de espera por atendimentos pelo SUS. É mais saúde gratuita de qualidade para a população brasileira, ao mesmo tempo em que oferecemos um importante campo de prática para a formação e especialização para o corpo acadêmico dos hospitais universitários”, afirmou Chioro.
Segundo o superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos, o mutirão reforça a importância do hospital universitário no cenário do ensino e da assistência. “Os hospitais universitários têm um papel importante na formação de profissionais de saúde e também na assistência de média e alta complexidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde”, comentou.
Dia E contribuindo para o fortalecimento do SUS
O Dia E contribui para a redução das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) em consultas, exames e cirurgias nas diversas especialidades da saúde. Este mutirão nacional tem a previsão de alcançar mais de 29 mil atendimentos nos 45 Hospitais da Ebserh, número ainda maior do que a primeira edição de 2025, realizada em 5 de julho, quando foram registrados 12.464 procedimentos em todo o país. No HU-UFSC, o mutirão anterior beneficiou 266 pacientes.
Agora, em setembro, a mobilização também tem uma comemoração especial e simbólica para a saúde pública: o mutirão acontece no mês em que SUS completa 35 anos. O Projeto Dia E, neste formato em rede, iniciou em 14 de dezembro de 2024 e uma próxima edição está sendo programada para dezembro de 2025, totalizando três mutirões nacionais neste ano.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.