Notícias
SETEMBRO AMARELO
Evento discute prevenção ao suicídio e saúde mental no Setembro Amarelo no HU-UFSC
No dia 19 de setembro, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) promoveu um evento voltado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio, como parte da campanha Setembro Amarelo. Realizado no auditório central do hospital, o encontro reuniu profissionais da área de saúde mental para discutir abordagens preventivas e o fortalecimento da rede de atenção psicossocial.
A mesa redonda, intitulada “Discutindo a saúde mental em uma perspectiva integral”, contou com a participação de Cristina Alves, chefe da Divisão de Saúde Mental de Florianópolis, Natany Silva Martins, responsável técnica do CAPS 24 horas e Letícia Rodrigues Barbosa, enfermeira do CAPS3. As palestrantes destacaram a importância da articulação entre os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a rede de saúde mental para prevenir o suicídio e oferecer suporte integral aos pacientes.
Camila Louise Baena Ferreira, psicóloga do HU-UFSC, ressaltou a relevância da avaliação adequada para pacientes que manifestam pensamentos suicidas ou que já realizaram tentativas de suicídio. “Todos os pacientes que chegam ao hospital, por demanda espontânea passam pela triagem da enfermagem. Se o paciente apresenta pensamento suicida ou já tentou suicídio, é priorizado o atendimento psicológico”, explicou Camila. “Às vezes, o paciente não vem exatamente por esse motivo, mas comenta que está com esse tipo de pensamento ou que já realizou tentativa de suicídio. Assim que a equipe identifica esses sinais, o apoio especializado é acionado”, completou.
Deidvid De Abreu, chefe da Unidade de Saúde Mental do HU-UFSC, enfatizou a importância da rede de apoio para o cuidado integral dos pacientes. “A presença do CAPS é extremamente importante, pois ninguém consegue trabalhar sozinho”. Segundo ele, o serviço conta com o apoio do CAPS infantil, CAPS II, CAPS AD e agora dos novos serviços: o CAPS 3 e o CAPS 24h. “Todos são fundamentais para que consigamos oferecer um cuidado integral. Algumas vezes o paciente já está em tratamento no CAPS e precisa de um suporte extra, e essa relação com a rede é essencial”, salientou.
Cristiane Alves, chefe da Divisão de Saúde Mental da Prefeitura de Florianópolis, destacou a importância de contextualizar a rede de atenção psicossocial do município e os novos serviços implantados. “Neste evento, falamos sobre o CAPS 24 horas e o CAPS III. No mês de setembro, as ações de prevenção ao suicídio são intensificadas, mas os serviços de saúde mental fazem atendimentos de crise o ano todo. Essa é uma pauta sempre em discussão, assim como a capacitação das equipes”, finalizou Cristiane.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.