Notícias
PREVENÇÃO
Ato oficial reforça obrigatoriedade do uso de máscaras para todos que circulam no HU
Todas as pessoas que estiverem circulando pelo Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) devem usar máscaras. A medida, que já estava prevista no decreto municipal 21.519/2020, foi reforçada na instituição com a publicação de um ofício da Superintendência, divulgado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
No ofício, a superintendente do HU, Maria de Lourdes Rovaris, explica que a medida vale para todos os profissionais das áreas assistencial, administrativa e de apoio assistencial e todas as pessoas que estiverem circulando no hospital deverão usar máscara.
O ato oficial do HU esclarece que as máscaras podem ser descartáveis ou feitas artesanalmente. No entanto, para essas é preciso ficar atento às orientações do Ministério da Saúde - a máscara caseira precisa ter pelo menos duas camadas de pano (dupla face) e ser de uso individual.
“Os profissionais da área assistencial devem usar máscaras cirúrgicas, principalmente quando em atendimento aos pacientes, tanto nas unidades de internação, como ambulatórios e áreas de apoio”, ressalta o ofício.
Além desta obrigatoriedade e orientações, o documento divulgado pelo SEI reitera a importância de manter outras medidas preventivas, como distanciamento social, evitar tocar olhos, nariz e boca e higienizar corretamente e periodicamente as mãos.