Notícias
DIA MUNDIAL
VII Jornada Multiprofissional de Educação em Diabetes Mellitus do HU-Furg promoveu reflexões sobre os cuidados relacionados à doença
Rio Grande (RS) – Nesta sexta-feira (14), o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou a VII Jornada Multiprofissional de Educação em Diabetes Mellitus, em alusão ao Dia Mundial dedicado à doença (14 de novembro). O evento, que aconteceu no Anfiteatro Professor Vicente Mariano Pias (Campus Saúde da Furg), contou com uma série de palestras para atualização profissional sobre as práticas de prevenção e tratamento. A iniciativa foi organizada numa parceria entre o Centro Integrado de Diabetes (CID) do HU-Furg e a Escola de Enfermagem da Furg.
Durante os discursos da mesa de abertura, a superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, reforçou que a Jornada traz importantes contribuições sobre a doença, especialmente no olhar para a integralidade do indivíduo: “Ressaltamos a importância do tema que trata de uma condição clínica que afeta milhões de pessoas no mundo e necessita de uma abordagem multidisciplinar. Aqui no HU-Furg, dispomos de profissionais qualificados e dedicados que promovem um atendimento diferenciado e contamos também com a parceria importante da academia, com a participação de professores, alunos e residentes de diversas áreas”, declarou.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Furg, Daiane Dias, neste ato representando a reitora, Suzane Gonçalves, destacou que o evento conecta o ensino, a pesquisa e a assistência a fim de beneficiar a população. “A pesquisa que é desenvolvida no HU é muito importante para a Universidade. Essa Jornada vai envolver uma troca muito grande de conhecimento”. Conforme afirmou, com a parceria entre o Hospital e a Universidade “vamos conseguir ampliar e dar continuidade ao que tem sido desenvolvido, principalmente com foco na comunidade”.
Neste sentido, também a gerente de Ensino e Pesquisa, Marilice Magroski, enfatizou que “a população se beneficia de forma significativa do caráter educativo que o Serviço de Diabetes do HU-Furg possui. Que tenhamos essa interface entre a academia e o serviço de forma tão coesa, contribuindo para não deixar a doença evoluir para suas formas mais graves”, evidenciou. E o chefe da Unidade de Especialidades Clínicas do HU-Furg, Daniel Olmedo, acrescentou sobre o trabalho desenvolvido na assistência ao diabetes: “Nós temos um Serviço que presta uma atenção especializada com excelência técnica, profissional e educacional. Os pacientes encontram um porto seguro dentro do nosso Hospital”.
Assistência multiprofissional à pessoa com diabetes
Segundo a presidente do evento, a professora Fabiane Francioni, da Escola de Enfermagem da Furg, que também representou a diretora da Escola, Jamila Barlem, na mesa solene, o tratamento do diabetes é complexo e envolve, por exemplo, cuidados relacionados a medicamentos (uso e armazenamento), monitoramento da glicemia, alimentação, atividade física, cuidados com os pés e a saúde mental. A Jornada, conforme ela sinalizou, tocou nessas questões e reforçou a atuação assistencial integrada pois “a orientação de cada profissional da equipe multidisciplinar é importante para o autocuidado da pessoa com diabetes. Uma vez que promovemos saúde, reduzimos a internação hospitalar e os agravantes do diabetes descompensado”, explicou.
Também a vice-presidente da Jornada, a enfermeira Tatiana Aragão, do HU-Furg, complementou que essa é uma doença de grande impacto social, levando a muitas complicações se não for bem assistida. “Em todos os serviços de saúde os profissionais atendem pacientes com diabetes e é importante estarem capacitados, atualizados e entenderem que a educação em saúde para o autocuidado no diabetes é fundamental para o sucesso no tratamento”. Ela foi a primeira palestrante e falou sobre a dinâmica do serviço do Centro Integrado de Diabetes.
Em seguida, o tema “Inovações no tratamento do diabetes e o que o SUS oferece” foi abordado pela endocrinologista Letícia Rubira. Encerrando as palestras da manhã, o cardiologista Guilherme Almeida falou sobre “Doenças Cardiovasculares no diabetes”. À tarde, aconteceu a mesa-redonda “Residência Multiprofissional da Furg: a interface na complexidade do cuidado a pessoa com diabetes”, com a participação da enfermeira Larissa Sell Peter; da profissional de educação física, Milena Domingues; e da psicóloga Kimberly Fonseca.
Logo após, também foram realizadas três palestras: a primeira, sobre “Abordagem nutricional no manejo do Diabetes Mellitus 1 e 2: da teoria à prática”, com as nutricionistas Aline Brandão e Juliana Borges; a segunda, relacionada aos “Cuidados na insulinoterapia, com a farmacêutica Geisi Larice Rodrigues; e a terceira, sobre “Neuropatias de extremidades: um olhar da fisioterapia”, com o fisioterapeuta Lucas Ventura.
Rede Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com apoio de Alan Bastos e Endrio Chaves
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh