Notícias
CALAMIDADE PÚBLICA
HU-Furg realoca serviços para manter atendimento à população
Rio Grande (RS) – O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está enfrentando desafios em decorrência das inundações e da calamidade pública causada pela elevação dos níveis da Laguna dos Patos, por estar em área de risco. Em decorrência disso, uma ação entre os Governos do Estadual e Municipal, juntamente com o HU-Furg/Ebserh, determinou a transferência dos pacientes do Hospital rio-grandino para outras instituições hospitalares.
Com essa nova realidade, o HU-Furg além de auxiliar nas transferências dos pacientes, também buscou alternativas de ofertar serviços para a comunidade, em locais que não estejam sendo atingidos pelas enchentes. Segundo a superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, o Hospital está empenhado em buscar soluções e alternativa para apoiar outras instituições de saúde, visando auxiliar nos atendimentos aos pacientes atendidos pelo SUS. “Temos realizado realocação de equipamentos e trabalhadores, além de implantar serviços externos ao Hospital. Estamos em busca de soluções que contribuam com o sistema de saúde de nossa região e esperamos que logo tudo se normalize”, salientou a superintendente.
Reinstalação de ambulatórios e serviços:
- Pré-natal de Alto Risco (PNAR): Para garantir a continuidade do atendimento às gestantes desse serviço, HU-Furg instalou um Ambulatório de Gestação de Alto Risco no Campus Carreiros, na Diretoria de Atenção à Saúde da Pró-Reitoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (Progep). Os atendimentos iniciaram em 20/05, mediante agendamento prévio – o Hospital faz contato via WhatsApp com as gestantes. O novo local de atendimento conta com recepção, dois consultórios completos e salas de triagem e para realização de medicação.
- Ambulatório de Infectologia: O Ambulatório do Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia (SAE Infectologia/Hospital-Dia) do HU-Furg retomou seus atendimentos em 21/05 no Campus Carreiros, na Diretoria de Atenção à Saúde da Pró-reitoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (Progep). Os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio – o Hospital faz contato via WhatsApp com os pacientes, priorizando os pacientes com comorbidades mais graves e, posteriormente, os demais usuários do Serviço.
- Farmácia do SAE Infectologia/Hospital-Dia: Foi instalada no Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital de Cardiologia da Santa Casa, na Avenida Presidente Vargas, 334. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h, e sexta-feira, das 9h às 13h. A Farmácia conta com um WhatsApp (53) 98403-7284.
- Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica (LAC): Volta a atender a partir de 22/05, com o Posto de Coleta Externo, localizado no anexo lateral ao Banco de Sangue, junto ao Hospital de Cardiologia da Santa Casa do Rio Grande, na Avenida Presidente Vargas, n° 334. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. A coleta externa priorizará, em um primeiro momento, os pacientes que estão sendo atendidos no Ambulatório de Gestação de Alto Risco e do Serviço de Infectologia. A instalação do ponto de coleta foi possível por meio de uma parceria com o Banco de Sangue da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande que cedeu parte de sua infraestrutura.
- Banco de Leite Humano: No novo local, está sendo oferecido o serviço de consultoria em amamentação, com funcionamento das 13h às 17h, nas terças, quintas e sextas-feiras, e das 8h às 11h, nas sextas-feiras. O atendimento pode ser realizado por ordem de chegada ou agendado pelo Teleamamentação, bastando enviar mensagem para o WhatsApp (53) 3233.8880.
Sobre a Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires e Alan Bastos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Foto: Ambulatório de Gestação de Alto Risco, crédito Tânia Fonseca