Notícias
CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Setor de Governança do HE-UFPel visita 29 parlamentares em Brasília para reforçar apoio à construção da nova sede
Brasília (DF) - A equipe do Setor de Governança e Estratégia (SeGov) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), esteve em Brasília nos dias 12 e 13 de agosto de 2025 com o objetivo de reforçar junto aos deputados e senadores a importância da destinação de emendas parlamentares para o Hospital, que está em fase de construção da sua sede própria, prevista para ser entregue em 2028.
Durante a agenda, foram visitados 29 gabinetes parlamentares — entre deputados e senadores da bancada gaúcha. Nos encontros, a equipe, do SeGov, representada por Mauro Calderipe e Mauren Moraes, acompanhada da representante da assessora parlamentar da Ebserh, Rafaela Rodrigues da Costa Faria, apresentou o andamento das obras e destacou a relevância dos investimentos para modernizar o parque tecnológico, ampliar a capacidade de atendimento e qualificar a formação acadêmica na área da saúde.
Segundo o superintendente do HE-UFPel, Tiago Collares, a atuação do SeGov é estratégica para garantir que recursos cheguem de forma eficiente e transparente. “Estamos em um momento decisivo. A nova sede do Hospital Escola vai transformar a assistência à saúde na metade sul do Rio Grande do Sul e, para isso, precisamos do apoio dos nossos representantes. Cada emenda significa investimento direto na população que depende exclusivamente do SUS”, afirmou.
Além da construção dos Blocos 1 e 2 da nova sede, já contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foram entregues ofícios solicitando recursos para a aquisição de equipamentos médico-hospitalares, fundamentais para ampliar a resolutividade dos serviços e oferecer mais conforto e segurança aos pacientes e trabalhadores.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.