Notícias
Mutirão de elastografia hepática no ambulatório
Na última sexta-feira (19), ocorreu nova edição do mutirão de elastografia hepática no Ambulatório Central do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). Foram atendidos 40 pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O método avalia o grau de fibrose hepática de maneira não invasiva sem nenhum risco para o paciente. De acordo com o médico gastroenterologista Lysandro Nader, esse exame vem substituir a biópsia de fígado, procedimento que gera desconforto, pode causar dor e sangramento. “O exame é realizado em ambulatório, não necessita preparo e apresenta resultado comparável ao da biópsia hepática”, explicou. Para os pacientes com Hepatite C, a elastografia hepática tem uma grande importância para avaliar a fibrose e indicar o tratamento antiviral a que os pacientes serão submetidos.
A atividade teve não só cunho assistencial, mas também de ensino, com a participação de diversos acadêmicos de Medicina e residentes da Gastroenterologia e da Clínica Médica. “Além de ajudar os pacientes, eles tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o método na prática”, destacou Nader. O mutirão contou com a participação de toda equipe e preceptores do Programa de Residência Médica em Gastroenterologia.