Notícias
HOMENAGEM
Memórias, gratidão e emoção marcam homenagem aos trabalhadores do Hospital Escola e da UFPel
Pelotas (RS) - O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) viveu um momento de emoção e celebração. Trabalhadores Ebserh e servidores da UFPel foram homenageados por sua trajetória e compromisso com o serviço público. A data marcou não apenas o Dia do Servidor Público, mas também um marco histórico: os 10 anos do início dos primeiros trabalhadores Ebserh concursados no HE-UFPel.
O evento realizado no auditório do hospital contou com música ao vivo, uma mesa de café especialmente preparada e a presença dos gestores do hospital e da universidade, criando um clima de acolhimento e reconhecimento. Foram homenageados os profissionais com 10 ou mais anos de atuação no HE-UFPel, que, com dedicação e empenho, ajudaram a construir o hospital como referência regional em assistência, ensino e pesquisa.
As homenagens aconteceram em três momentos, manhã, tarde e noite e foram marcadas por lembranças e emoção, nos quais o passado e o presente se entrelaçaram. Histórias sobre o início do Hospital Escola, ainda no subsolo do Hospital de Beneficência Portuguesa, despertaram recordações de tempos de superação e união. Também houve espaço para despedidas comoventes, como a do auxiliar de enfermagem Carlos Eduardo Oliveira da Cruz à colega Clarisse Fátima Silva do Amaral, que trabalham juntos há vários anos no Bloco Cirúrgico. Clarisse está para se aposentar nos próximos meses, após 23 anos de dedicação ao Hospital Escola. Foram momentos repletos de palavras de carinho, reconhecimento e gratidão.
Para a chefe da Divisão de Pessoas do HE-UFPel, área responsável pela organização do evento, “celebrar os 10 anos da Ebserh no Hospital Escola justamente no Dia do Servidor Público torna este momento ainda mais simbólico. É uma oportunidade de reconhecer a trajetória de todos que ajudaram a construir essa história, desde os servidores da UFPel, que mantiveram o hospital de pé por tantas décadas, até os profissionais que hoje seguem comprometidos com um hospital público e do SUS. Cada pessoa, em cada função, é essencial para que o HE continue sendo referência em cuidado, ensino e formação em saúde. Essa data é sobre pertencimento, dedicação e, acima de tudo, sobre pessoas que fazem a diferença todos os dias.”
A superintendente Silvana Paiva Orlandi compartilhou palavras de gratidão e emoção, relembrando sua própria trajetória junto ao hospital. “Há 25 anos atuo, direta ou indiretamente, junto ao Hospital Escola. Desde a minha graduação, essa instituição faz parte da minha vida. Ver o quanto ela cresceu, se fortaleceu e segue transformando vidas é motivo de imenso orgulho”, destacou.
A reitora da Universidade Federal de Pelotas, Ursula Silva, também participou das homenagens, reforçando o significado simbólico e afetivo da data. Em sua fala, ela agradeceu aos servidores e servidoras do HE e da UFPel pelo comprometimento e destacou que a celebração representa o reconhecimento ao trabalho coletivo que faz do hospital uma referência na região. A reitora lembrou que a última década foi marcada por crescimento e conquistas — entre elas, a construção do novo hospital próprio — resultado direto do empenho e da dedicação de cada trabalhador. Ursula compartilhou ainda que, recentemente, esteve em Brasília, ao lado da superintendente Silvana, representando o hospital em busca de emendas parlamentares para a continuidade dos investimentos em equipamentos, com apoio unânime dos prefeitos da Zona Sul. “Esse reconhecimento mostra que o trabalho de todos vocês ultrapassa as fronteiras regionais e já se projeta como uma referência nacional”, afirmou, desejando uma semana de celebrações, acolhimento e orgulho por fazer parte da história do HE-UFPel.
Por meio de mensagem em vídeo, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, também enviou sua homenagem:
“Quero me dirigir especialmente a cada um de vocês — os 286 companheiros e companheiras de trabalho do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas — que estão completando dez anos de atividades junto à Rede Ebserh.
São 121 empregados celetistas da Ebserh e 165 trabalhadores do Regime Jurídico Único, formando uma força de trabalho que faz a diferença no cotidiano. Vocês têm sido capazes de atender, com carinho, dedicação e competência, a população de Pelotas e de toda a região.
Ao longo desses dez anos, enfrentamos muitos desafios: momentos difíceis, períodos de superação e de crescimento, que permitiram que o hospital se aperfeiçoasse e evoluísse.
Tenho absoluta certeza de que, se hoje temos um hospital universitário melhor, mais forte e mais pujante, devemos muito a cada um de vocês.
Em nome da Ebserh e de toda a nossa rede, quero deixar o meu agradecimento especial por esses dez anos de dedicação, compromisso e serviço público de qualidade.”
O evento deixou um forte sentimento de pertencimento, emoção e gratidão. As homenagens reforçaram a importância de cada um que, ao longo dos anos, contribuiu para o crescimento e o fortalecimento do Hospital Escola, independente do seu vínculo profissional. A superintendente Silvana Orlandi reforçou que “hoje homenageamos os profissionais com 10 e mais anos de trabalho e dedicação da UFPel e da Ebserh, mas aqui temos mais dezenas de trabalhadores, docentes, terceirizados que há anos dão sua contribuição para o Hospital Escola”.
Um dia para celebrar o passado, reconhecer o presente e renovar o compromisso com o futuro, porque o HE-UFPel é, acima de tudo, feito de pessoas que cuidam de pessoas.
Confira aqui a lista dos trabalhadores homenageados.
Confira aqui as fotos do evento.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.