Notícias
NA MESMA DIREÇÃO
Hospital Escola apresenta avanços de 2025 e projeta desafios para 2026 em encontro de gestores
Pelotas (RS) – O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Ebserh, realizou na terça-feira, 18 de novembro, o Encontro de Gestores 2025, promovido pelo Colegiado Executivo. O evento, com o tema: Na Mesma Direção, reuniu chefes de divisão, setor e unidade para um momento de integração, avaliação dos resultados institucionais e definição de prioridades para o próximo ano. A abertura do evento ficou a cargo da superintendente interina do HE-UFPel e do vice-reitor da UFPel Eraldo Pinheiro, que reforçou a importância do evento para alinhamento dos objetivos.
Com a participação das chefias ligadas a Superintendência, da Gerência Administrativa (GAD), da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), o encontro reforçou a importância do alinhamento estratégico para garantir que todas as equipes compreendam claramente as metas, os objetivos e os caminhos da instituição. A programação contou ainda com uma atividade conduzida pelas psicólogas organizacionais Cristiane Paviani e Tássia Soares, voltada à valorização das relações de trabalho, escuta ativa e fortalecimento da colaboração entre equipes.
O chefe do Setor de Governança e Estratégia, Mauro Calderipe apresentou o Acordo Organizativo de Compromissos (AOC), documento que define anualmente as metas da instituição nas áreas administrativa, financeira, infraestrutura, atenção à saúde, gestão de pessoas, tecnologia da informação, ensino, pesquisa e inovação. O AOC foi destacado como fundamental para a transparência, o planejamento e o acompanhamento das entregas institucionais e que ele tem por finalidade criar as condições para que a instituição possa desempenhar as suas ações assistenciais, de ensino, pesquisa, inovação e extensão com qualidade e efetividade.
A chefe do Setor de Qualidade, Susana Cecagno, apresentou os avanços na consolidação dos indicadores de gestão e apresentou a QTS - Qualidade em Todo Sistema, que busca a qualidade em toda a organização por meio de práticas de gerenciamento que faciltam a troca de conhecimento e princípios de liderança que fomentam uma cultura de apr4endiuzagem. Já a chefe da Unidade de Gestão da Qualidade compartilhou o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), e ações como a implementação do Painel de Quedas e Quedômetro e o monitoramento de indicadores críticos de segurança.
A médica gastroenterologista Carolina Ziebell apresentou o trabalho de aplicação da Gestão da Clínica em tempo real na Assistência à saúde, iniciado em janeiro deste ano, pautado na utilização de indicadores pelas equipes assistenciais para melhoria contínua dos processos assistências.
A Gerência Administrativa atuou no ano de 2025 em várias frentes: Governança, Transparência e Eficiência Administrativa, Modernização da Gestão, Ações de Inovação e Tecnologia, Desenvolvimento de Pessoas e Valorização do Trabalhador, e Obras e reformas Estruturais. Na área administrativa financeira a chef da Divisão, Danielle Zaffalon pontuou a padronização dos documentos, automatização do processo de apuração de custos, atuação nas demandas de auditoria, elaboração, ainda em processo de finalização, do Guia Interativo da GAD. Danielle ainda apresentou os destaques da área, reconhecida como referência na Rede Ebserh pela organização, inovação e participação em eventos técnicos.
Na área de gestão de pessoas os destaques foram as capacitações, projeto Acolhe, Integração de novos trabalhadores, e Tour Guiado e as ações do Dia do Servidor, e as Homenagens aos trabalhadores com 10 e mais anos no Hospital Escola, apresentado pela Chefe da Divisão, Jaqueline Santos. A frente de Obras e reformas foi apresentada pela chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Wilson Oliveira Júnior, apresentou as obras realizadas em 2025, incluindo: Início da obra do novo Hospital Escola, a obra para o novo tomógrafo, entrega dos Ambulatórios Laneira, Ambulatório de Reabilitação no Bloco 3 e Laboratório de Patologia além de reformas e melhorias estruturais feitas por equipe própria como o prédio da Direção, enfermarias, trocas de piso, sala de coleta de Leite do Bloco 3, Expurgo da Pediatria. Nas áreas apoio e logística foram realizadas diversas ações para melhoria da higienização hospitalar, abastecimento de insumos, distribuição e recuperação de mobiliário.
A chefe da Divisão Financeira, Danielle Zafallon, apresentou os destaques da área, reconhecida como referência na Rede Ebserh pela organização, inovação e participação em eventos técnicos.
A gerente de Atenção à Saúde, Gabriela Klein Couto, abriu a apresentação reforçando o impacto positivo da atuação conjunta entre as gerências, “quando as três gerências e a Superintendência constroem juntas, o hospital se move como time. E quando atuamos como time, quem ganha é o paciente e a formação dos nossos futuros profissionais de saúde.”
Sob coordenação dos chefes de divisão Tiago Maas (DMED), Michele Jacondino (DENF) e Aline Di Prímio (DCDT), a Gerência de Atenção à Saúde apresentou as principais conquistas e avanços de 2025. entre eles a implantação do NACA – Núcleo de Apoio aos Contratos Assistenciais, fortalecendo o suporte técnico-operacional entre unidades, a estruturação da área de Apoio Administrativo da GAS, qualificando processos internos, a criação do SISGAS, painel de monitoramento assistencial integrado, a implantação do Escritório de Gestão de Altas, com foco na desospitalização segura e redução do tempo de permanência, a publicação do Boletim Informativo semanal Conexão GAS, garantindo comunicação contínua com as equipes, o Projeto Impulso Cirúrgico, que gerou melhorias expressivas na linha cirúrgica, além de ações estruturantes de qualificação assistencial, incluindo: revisão e criação de fluxos, reorganização de processos, realização de eventos técnicos e científicos, projetos de humanização e melhoria da experiência do paciente.
Gabriela ainda ressaltou a realização de 15 mutirões em 2025, sendo o último dia 13 de dezembro, o DIA E, que ocorre simultaneamente nos 45 hospitais da rede Ebserh. Ao longo do ano foram mais de 2 mil pacientes atendidos em consultas, exames e procedimentos.
“Vivemos algo que, para mim, simboliza o que o Hospital Escola tem de mais potente: quando as três gerências e a Superintendência constroem juntas, o hospital se move como time. E quando atuamos como time, quem ganha é o paciente e a formação dos nossos futuros profissionais de saúde. Na Gerência de Atenção à Saúde, seguimos firmes no caminho da melhoria de processos e no desenvolvimento de projetos que aceleram o cuidado, reduzem barreiras e dão fluidez à assistência. E nada disso se sustenta sem diálogo, por isso, temos buscado uma aproximação cada vez mais madura e estratégica com a GAD, porque gestão de pessoas, processos administrativos e gestão da assistência caminham lado a lado. Ainda, preciso registrar meu agradecimento a cada trabalhador e trabalhadora que faz a diferença todos os dias. É por vocês, e com vocês, que o HE-UFPel segue avançando”, reforça Gabriela.
A Gerência de Ensino e Pesquisa - GEP apresentou os avanços de 2025 na área da Preceptoria, Residência, Pesquisa, Inovação, Extensão, destacando o curso de formação de preceptores, a reabertura da Residência Bucomaxilofacial, a abertura da Residência em Oncologia, a implantação do Sistema Gestor do Ensino, a aproximação como IFSul, a consolidação dos Programas PIC e PIC de Iniciação Científica e Tecnológica e o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde, que e 2025 realizou sua terceira edição. Na Na área de E-Saúde o destaque fica com a oferta de novos serviços de teleconsulta e o programa PET Saúde SUS Digital. Através da GEP o HE ingressou no programa Mais Médicos Especialistas e no Pacto Brasil-Angola, que recebe em 2026, quatro profissionais para atuação nas áreas de endocrinologia, oncologia, gastroenterologia e medicina de família. Na extensão os destaques são para os minicursos promovidos pelo Centro de Simulação Realística e a parceria com o Centro de Epidemiologia da UFPel para formação dos residentes. Entre os principais desafios para 2026 estão a ampliação do acesso das equipes assistenciais ao Centro de Simulação Realística, integrando-o ao Plano Anual de Capacitações, a expansão dos serviços de teleconsulta e dos protocolos assistenciais digitais, o aumento da produção científica e tecnológica do Hospital Escola e o fortalecimento e valorização da preceptoria, reconhecendo o papel essencial dos formadores na residência e nos estágios profissionais.
O Colegiado Executivo formado pela Silvana Paiva Orlandi, superintendente interina e Gerente de Ensino e Pesquisa, Ricardo Peter, Gerente Administrativo e Gabriela Klein Couto, Gerente de Atenção à Saúde, reforçou que encontros como este são essenciais para fortalecer a cultura de planejamento, transparência e integração entre equipes.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.