Notícias
RECURSOS
HE-UFPel reforça articulação em Brasília para garantir recursos ao novo Hospital Escola
Brasília (DF) - Nos dias 4 e 5 de novembro, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), esteve em Brasília para reforçar a importância da destinação de recursos de emendas parlamentares individuais e da bancada gaúcha ao novo Hospital Escola, atualmente em construção com investimentos do Novo PAC.
A visita conduzida pelo chefe do Setor de Governança e Estratégia, Mauro Calderipe, e pela analista administrativa, Mauren Wenske, foi realizada a 31 parlamentares entre deputados federais e senadores. O objetivo foi destacar a relevância do aporte de recursos para a aquisição de equipamentos hospitalares essenciais à nova estrutura.
Embora o projeto do novo hospital não tenha sido contemplado com emenda da bancada gaúcha para 2025, a instituição seguirá empenhada no diálogo com os representantes do Rio Grande do Sul, destacando a prioridade regional e o impacto direto na assistência à saúde da população da Zona Sul. “Seguiremos insistindo, dialogando e demonstrando a importância desse investimento para a saúde pública da nossa região. A construção do novo Hospital Escola representa um avanço fundamental para o atendimento da comunidade e o fortalecimento do SUS no Sul do Estado”, reforça Mauro Calderipe.
Os recursos que estão sendo buscados são na ordem de R$ 74 milhões, e serão utilizados para a aquisição de equipamentos médico hospitalares para os leitos de Terapia Intensiva, um aparelho de Ressonância Magnética para realização de diagnóstico por imagem de alta tecnologia e aquisição de equipamentos e materiais permanentes para a organização e reestruturação de serviços de atenção especializada, que viabilizarão a ampliação da capacidade assistencial, a modernização tecnológica e a integração qualificada entre ensino, pesquisa e atenção à saúde. Além do fortalecimento de áreas estratégicas, como Unidades de Terapia Intensiva, Oncologia e Obstetrícia, contribuindo significativamente para a redução das desigualdades regionais no acesso aos serviços de saúde.
Com essas iniciativas, o HE-UFPel irá se consolidar como um centro de referência em atenção integral, ensino e pesquisa, comprometido com a excelência e a inovação no cuidado à população.
Importância estratégica para a região sul
O HE-UFPel é referência assistencial em: Alta Complexidade em Oncologia e Radioterapia, Atenção Materno-Infantil, Pronto Atendimento Obstétrico e Maternidade, Ginecologia e Pediatria, UTI Neonatal e Adulto, Especialidades Cirúrgicas e Clínica de Adultos, Tratamento de HIV e Atenção Domiciliar para 27 municípios pertencentes à 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde, atendendo uma população estimada em 1 milhão de pessoas.
Com 171 leitos de internação, o Hospital realiza mensalmente:
- 450 internações hospitalares
- 8 mil consultas ambulatoriais
- 30 mil procedimentos ambulatoriais, sendo 1 mil tratamentos oncológicos
- 21 mil exames
- 120 partos
- 3 salas cirúrgicas ativas
- 21 especialidades de média complexidade
- 8 especialidades de alta complexidade
- 9 leitos de UTI Neonatal
- 6 leitos de UTI Adulto
Papel acadêmico e na formação em saúde
O Hospital Escola recebe anualmente mais de 1.000 acadêmicos de graduação de 14 cursos da UFPel. É campo de prática para 13 programas de Residência Médica e Multiprofissional, com 114 residentes, 77 docentes e 189 preceptores.
A estrutura do novo hospital contará com:
- 274 leitos de internação
- 7 salas cirúrgicas
- 1 centro de parto normal
- 20 leitos de UTI adulto
- 20 leitos de UTI neonatal e semi-intensiva
- 10 leitos de UTI pediátrica
- Serviço de hemodiálise
- 3 salas de endoscopia
- Agência transfusional
- Anatomia patológica
- Auditórios
- Banco de leite humano
- Centro de reabilitação
- Centro de ensino por simulação
- Densitometria
- Farmácia escola
- Nutrição e dietética
- Ressonância magnética
- Salas de aula
- Unidade de isolamento
Os impactos esperados são:
- Ampliação significativa do acesso assistencial e formativo.
- Redução de transferências de pacientes para outras regiões.
- Consultas médicas: de 103 mil/ano para 160 mil/ano.
- Consultas multiprofissionais: de 50 mil/ano para 102 mil/ano.
- Internações: de 5,4 mil/ano para 14,5 mil/ano.
- Incremento na capacidade diagnóstica laboratorial e por imagem.
- Reforço da segurança do paciente, humanização do cuidado e qualidade assistencial.
Mesmo sem aprovação da emenda de bancada em 2025, o HE-UFPel seguirá trabalhando para garantir os recursos necessários, reforçando seu compromisso com a saúde pública, o ensino e a pesquisa na região sul do Estado.
Rede Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.