Notícias
PARCERIAS EM SAÚDE
HE-UFPel recebe visita de equipe do Instituto Fernandes Figueira para avaliação do Projeto de Fortalecimento do Cuidado Obstétrico e Neonatal
Pelotas (RS) - O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, na quarta-feira (1º), a visita da equipe do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), para avaliar os avanços do primeiro ano do Projeto de Fortalecimento do Cuidado Obstétrico e Neonatal.
A atividade contou com a presença da Monica Jossana, coordenadora do Projeto de Cooperação IFF e da Fernanda Cristina Mikami, médica Obstetra consultora do projeto de cooperação entre o IFF e as maternidades da Rede Ebserh.
Durante todo o dia, foram realizadas análises qualitativas sobre os avanços, lacunas e perspectivas da cooperação, com foco especial na linha de cuidado perinatal, que envolve obstetrícia, centro cirúrgico, UTI Neonatal e unidades pediátricas. Além de revisitar os processos internos, a equipe comparou a evolução entre hospitais da Rede Ebserh, em especial das regiões Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), identificando conquistas, desafios e os próximos passos para o segundo ano de execução.
Entre os pontos discutidos, esteve a atualização dos planos de ação estruturados nos “10 passos da obstetrícia” e nos “10 passos da neonatologia”, que envolvem desde protocolos para atendimento a emergências obstétricas até cuidados intensivos ao recém-nascido, incluindo ações de sala de parto, puericultura e puericídio materno. A equipe também abordou estratégias de contra-referenciamento dos recém-nascidos para a atenção básica, reforçando a integração entre os níveis de cuidado do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na parte prática da visita, foram percorridas as áreas hospitalares relacionadas à jornada perinatal, apresentando a estrutura à nova consultora e discutindo a qualificação de processos assistenciais e boas práticas hospitalares. O dia foi encerrado com uma reunião de feedback e alinhamento para os próximos passos da cooperação.
Para a chefe do Setor de Gestão da Qualidade, Susana Cecagno, “o projeto utiliza ferramentas digitais inovadoras, como o Sistema de Monitoramento do Cuidado Obstétrico e Neonatal (SMCON), que reúne dados sobre partos, nascimentos e internações. O objetivo central é reduzir a mortalidade materna e neonatal, além de fortalecer os hospitais universitários como referências na assistência obstétrica e neonatal, aliando cuidado, ensino e formação em saúde no SUS”, reforça Susana.
“O foco do projeto é a garantia de segurança na assistência materno-infantil. Já tivemos grandes avanços e seguirmos trabalhando pra qualificar o atendimento às nossas gestantes e recém-nascidos”, pontua a médica obstetra do HE-UFPel e ponto focal do projeto, Luana Winkler.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Unidade de Comunicação Regional 15 - UCR15