Notícias
SEGURANÇA DO PACIENTE
HE-UFPel promove ações para prevenção de quedas durante o mês de junho
Pelotas (RS) – No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estão sendo realizadas diversas atividades ao longo de junho, mês dedicado à Prevenção de Quedas. O destaque é para o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, celebrado em 24 de junho, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a população e os profissionais de saúde sobre os riscos e consequências das quedas, principalmente para os idosos, parcela mais vulnerável da população. A data também visa promover ações preventivas.
No HE-UFPel, as iniciativas foram organizadas pela Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente e pelo Núcleo de Segurança do Paciente. Segundo a chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, Dione Lima Braz, “Quedas representam um dos eventos adversos mais comuns no ambiente hospitalar, especialmente entre pacientes idosos, debilitados ou sob uso de determinados medicamentos. Além de comprometer a integridade física dos pacientes, esses incidentes podem acarretar aumento no tempo de permanência, acréscimo nos custos assistenciais e impactos negativos sobre os indicadores de qualidade e segurança”.
Dione também alertou que “A prevenção de quedas exige o engajamento ativo de toda a equipe multiprofissional, além dos pacientes e familiares. Avaliar individualmente os fatores de risco, manter o ambiente seguro, orientar continuamente os pacientes e capacitar todos os envolvidos são práticas essenciais para evitar acidentes. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tais medidas reforçam o compromisso com o cuidado integral, seguro e centrado no paciente, demonstrando que a segurança é responsabilidade compartilhada entre todos os profissionais que atuam na assistência”.
Prevenção e capacitações
A capacitação para a aplicação e registro da Escala de Quedas de Morse foi realizada nos dias 17 e 18 de junho. Essa ferramenta avalia fatores como histórico de quedas, uso de auxiliares de marcha e estado mental, classificando o risco como baixo, médio ou alto. A atividade foi aberta a todos os profissionais assistenciais. “Embora a escala seja aplicada principalmente por enfermeiros, buscamos envolver profissionais de diferentes áreas para ampliar a identificação dos riscos e implementar medidas preventivas”, explicou Dione.
Além disso, no dia 24 de junho, membros do Núcleo de Segurança do Paciente realizaram uma avaliação minuciosa da estrutura física do Hospital. Organizados em duplas ou trios, os colaboradores inspecionaram diversos aspectos relacionados à segurança ambiental, como a presença e adequação de corrimãos, barras de apoio, desníveis no piso e rampas sem sinalização adequada. Conforme Dione, “As observações levantadas serão consolidadas em um relatório técnico, que servirá como base para a proposição e implementação de melhorias estruturais, com o objetivo de tornar o ambiente hospitalar mais seguro e alinhado às boas práticas assistenciais”.
Para encerrar a programação, no dia 2 de julho, às 14 horas, será realizada uma palestra online pela plataforma Teams com os profissionais da Comissão Multiprofissional de Prevenção de Lesões Decorrentes de Quedas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. “A atividade abordará medidas preventivas adaptadas a diferentes públicos no contexto hospitalar. Essa troca de conhecimentos reforça o papel essencial da equipe assistencial na consolidação de uma cultura de segurança e na qualificação contínua do cuidado prestado nas instituições de saúde”, completou Dione.
Segundo o relatório da OMS (2024), quedas são a terceira principal causa de óbitos relacionados a eventos adversos em instituições hospitalares. Por isso, a prevenção é tratada como prioridade no HE-UFPel. Implementar protocolos sistemáticos, treinamentos constantes à equipe multidisciplinar e estratégias de vigilância proativa são ações indispensáveis para minimizar riscos e promover um cuidado centrado no paciente e na prevenção de danos evitáveis. “Serão momentos importantes para compartilhar aprendizados e fortalecer as práticas preventivas. Precisamos trabalhar com seriedade para garantir maior segurança para pacientes e profissionais”, destacou Dione.
Ações que podem fazer a diferença
A prevenção de quedas envolve ações práticas que podem ser adotadas tanto em hospitais quanto em ambientes domésticos. Confira algumas orientações:
- Avaliação do risco: identificar os pacientes mais propensos a quedas, considerando idade e condições de saúde;
- Ambiente seguro: garantir pisos antiderrapantes, boa iluminação e ausência de obstáculos nos corredores;
- Orientações aos pacientes e familiares: informar sobre os riscos e a importância de solicitar ajuda ao se locomover;
- Uso de dispositivos auxiliares: incentivar, quando indicado, o uso correto de bengalas e andadores;
- Capacitação: capacitar as equipes multiprofissionais para identificar riscos e agir preventivamente;
- Monitoramento: Observar pacientes em horários críticos para intervir rapidamente quando necessário.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh