Notícias
INOVAÇÃO EM SAÚDE
HE-UFPel participa de workshop internacional sobre métodos de pesquisa em Oncologia
Pelotas (RS) – De 6 a 10 de dezembro, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), esteve representado no On-Collab Brasil – 1st International Workshop on Oncology Research Methods, realizado em Atibaia/SP. O evento foi promovido pela Ebserh em parceria com o Ministério da Saúde, com foco no fortalecimento da pesquisa oncológica no Sistema Único de Saúde (SUS). A participação ocorreu por meio da farmacêutica oncológica e chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde do HE-UFPel, Rosiane Mastelari.
O workshop reuniu referências nacionais e internacionais da área para ampliar redes colaborativas e qualificar a investigação científica no enfrentamento ao câncer, com participação de instituições do Brasil, dos Estados Unidos, de países da América Latina e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs).
Durante o encontro, Rosiane, apresentou o projeto “Onco-Equity: Integrated Genomic and Social Platform to Reduce Prostate Cancer Disparities in the Brazilian Unified Health System (SUS)”, desenvolvido com mentoria científica do professor da UFPel, Tiago Collares, que acompanha a proposta desde sua concepção.
A iniciativa foi discutida com especialistas da American Society of Clinical Oncology (Asco), da Nature Reviews Clinical Oncology / Springer Nature, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, além de pesquisadores da Rede Ebserh e de instituições de Angola, Moçambique, Uruguai, Argentina e Panamá. As contribuições recebidas resultaram em ajustes estratégicos no desenho do estudo, com foco no rigor metodológico e no potencial de impacto para o SUS.
Segundo Rosiane, “a literatura internacional demonstra que homens pretos apresentam maior risco de desenvolver câncer de próstata e maior mortalidade pela doença quando comparados a homens brancos. Nosso objetivo é caracterizar os perfis clínicos e genômicos de pacientes pretos, pardos e brancos para compreender as disparidades nos desfechos do câncer de próstata. Esses dados, clínicos, genômicos e sociais, subsidiarão a construção e validação de um algoritmo preditivo integrado”.
Fortalecimento da pesquisa
O professor da UFPel, pesquisador principal e mentor científico do projeto, Tiago Collares, destacou que a proposta já havia sido reconhecida anteriormente. “O projeto demonstrou sua relevância ao ser aprovado por mérito no edital Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) Inovação, antes mesmo da participação no workshop. O On-Collab permitiu qualificar tecnicamente a proposta, aperfeiçoar o desenho metodológico e alinhar o projeto aos padrões exigidos em chamadas nacionais e internacionais”, afirmou.
Para Rosiane, a experiência também teve impacto institucional: “Fiquei honrada por representar o HE-UFPel em um evento dessa magnitude. Estar em um ambiente com pesquisadores de referência ampliou minha visão como pesquisadora e como gestora. Levo contribuições concretas para o aprimoramento do projeto e conexões que serão importantes para fortalecer a oncologia no SUS”.
A participação do HE-UFPel no On-Collab reforça o compromisso institucional com a pesquisa, a inovação e a produção de conhecimento voltado às necessidades da saúde pública, integrando ensino, ciência e assistência no âmbito do SUS.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh