Notícias
GESTÃO HOSPITALAR
HE-UFPel participa de seminário estadual sobre gestão de custos no SUS
Profissionais do HE-UFPel e da Administração Central da Ebserh participam do Seminário Gestão de Custos no SUS
Pelotas (RS) – O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou, nos dias 11 e 12 de dezembro de 2025, do Seminário Gestão de Custos no SUS – Estratégias e Experiências, realizado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre/RS. Os profissionais da instituição foram selecionados pela Administração Central da Ebserh para representar a experiência do Rio Grande do Sul no evento, que reuniu gestores e técnicos da área da saúde.
O seminário teve como objetivo dar visibilidade às estratégias de gestão de custos no Sistema Único de Saúde (SUS) e promover o compartilhamento de experiências loco-regionais entre municípios e estabelecimentos de saúde da região metropolitana de Porto Alegre. A iniciativa buscou incentivar a implementação de práticas de gestão de custos em saúde e sensibilizar gestores para a adesão ao Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC).
O evento foi realizado por meio de parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
Experiência da Ebserh e atuação do HE-UFPel
Durante o seminário, o chefe de Serviço de Informações Gerenciais e Gestão de Custos da Administração Central da Ebserh, Rafael Ribeiro Faim, apresentou a palestra “A importância da gestão de custos na gestão de hospitais universitários: a experiência da Ebserh”.
Segundo Rafael, “Nossa participação se deu, basicamente, pela importância e peso da Ebserh dentro do ApuraSUS. O objetivo foi apresentar os resultados e o processo de implantação e gestão em rede, porque somos um caso singular, que pode ser aproveitado como exemplo para as secretarias estaduais. Paralelo a isso, o Ministério da Saúde está promovendo melhorias no sistema e ele se utiliza muito da nossa experiência para fazer a estratégia dessas melhorias”.
Além da palestra, os profissionais do HE-UFPel compartilharam a experiência da instituição na gestão de custos. O chefe do Setor de Contabilidade do HE-UFPel, Bruno Peserico Martini, juntamente com os integrantes do Setor, Thaís Hernandorena e Eduardo Moreira Palma, relataram como o uso das informações de custos tem contribuído para a melhoria dos processos e para a sustentabilidade econômica da unidade gerida pela Ebserh.
Para Bruno, “Compartilhar a experiência de apuração e gestão dos custos do Hospital Escola, desenvolvida pelo time do Setor de Contabilidade, com outras entidades e pares inseridos no SUS, é de extrema importância para o fortalecimento e a capilarização de boas práticas de responsabilidade, transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos. Além disso, essa iniciativa permite evidenciar o grau de maturidade e os avanços alcançados pelo HE-UFPel no cuidado com os gastos públicos, bem como o compromisso permanente com a sustentabilidade econômico-financeira, diante da limitação dos recursos disponíveis e da alta demanda pelos serviços de saúde no SUS”.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh