Notícias
INOVAÇÃO
HE-UFPel moderniza registros de Enfermagem com tablets e sistema AGHUx
Pelotas (RS) – O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou os registros de Enfermagem no Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUx), na UTI Neonatal, utilizando tablets para realizar as anotações. Dessa forma, os registros, antes feitos em papel, agora são realizados de forma mais organizada, promovendo maior eficiência e qualidade no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Vale destacar que o AGHUx visa padronizar as práticas assistenciais e administrativas dos Hospitais Universitários Federais. A implantação foi realizada por meio de parceria entre o Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD), a Divisão de Enfermagem (DEnf) e a UTI Neonatal.
A transição para o sistema digital objetiva que o registro de sinais vitais, administração de medicamentos e outros controles, como o balanço hídrico, sejam realizados de forma mais eficiente. A chefe da Unidade de Sistemas de Informação e Inteligência de Dados (USID), Nathalie Rey Da Silva Aquino, explica que “O sistema já previa parte desses registros e, localmente, houve todo um trabalho de configuração para atender as demandas da Unidade e visando expandir esse sistema para outras unidades de internação”. Nathalie destaca a vantagem do uso de tablets em relação ao papel, afirmando que “Estamos caminhando para ser um Hospital sem papel, com redução de custo e de impressões. A tecnologia tem sido uma importante aliada nesse processo, que visa tornar o atendimento mais eficiente e sustentável”.
Com a implementação dos registros de Enfermagem no sistema AGHUx, a equipe multiprofissional da UTI Neonatal tem percebido diversos benefícios. Segundo a enfermeira e coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal, Josana Brodt de Matos, “As informações que antes, ficavam armazenadas no prontuário físico do paciente, agora ficam disponíveis e acessíveis a toda a equipe por meio do sistema AGHUx, tornando mais efetiva a comunicação e visualização da informação necessária. Além disso, reduz a margem de erro e melhora a qualidade da documentação”. Esses avanços estão sendo viabilizados, também, pelo uso dos tablets, que têm facilitado o acesso e a atualização das informações pelos profissionais envolvidos no cuidado dos pacientes.
O uso do tablet está em consonância com a perspectiva da sustentabilidade e tem se mostrado uma ferramenta eficiente para a gestão de informações dos pacientes. Para a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado a Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DCDT), Patrícia Tuerlinckx Noguez, “Com essa prática agilizamos o processo de trabalho, pois no momento em que o profissional faz o controle, já consegue registrar as informações. Também, está em consonância com o PDE do HE-UFPel, que visa a questão da sustentabilidade e da otimização de recursos, evitando desperdício de papéis e tornando nosso ambiente de trabalho mais tecnológico e digital”.
O técnico em informática da Unidade de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação (UISTI), Jardel Pierre Mendes Alves, relata que o grande desafio tem sido alinhar o uso dos tablets e a assistência direta ao paciente. Jardel explica que “A utilização do tablet alterou a rotina, porque o pessoal que utiliza papel sempre vai ter um pouquinho de receio no primeiro contato com a tecnologia e até assimilar bem a utilização do equipamento. Hoje, começamos a colher alguns frutos com a aceitação dos colegas, principalmente de enfermeiros que motivaram os técnicos a aderirem ao uso da tecnologia”. Para minimizar as dúvidas e dificuldades do dia a dia, os profissionais da tecnologia e da assistência trabalharam em conjunto durante o treinamento e via aplicativo de troca de mensagens.
As próximas unidades a receberem o AGHUx são a UTI Adulto e a Ginecologia e Obstetrícia. O objetivo é expandir o uso dos tablets para todo o Hospital para que os profissionais de saúde tenham acesso rápido e fácil às informações dos pacientes. A medida também traz benefícios ambientais, uma vez que reduz a quantidade de papel utilizado e descartado.
Sobre a Rede Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh