Notícias
TECNOLOGIA EM SAÚDE
HE-UFPel inicia a utilização do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT)
Pelotas (RS) – No dia 4 de setembro, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início à utilização do sistema STT, uma solução de gerenciamento de laudos e imagens médicas.
O sistema opera por meio do Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM), um conjunto de normas internacionais que assegura a compatibilidade entre diferentes equipamentos de diagnóstico por imagem. Isso significa que, independentemente do fabricante, os exames podem ser armazenados e lidos em formato digital de maneira padronizada, ampliando a segurança, a agilidade e a integração das informações.
Para marcar o início da implantação, o HE-UFPel recebeu a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação, Daniel Farias, chefe de Serviço de Infraestrutura e Segurança de Tecnologia da Informação e Giselle Tourinho, enfermeira do Serviço de Desenvolvimento de Sistemas, que acompanharam início da utilização do novo sistema.
Para o chefe de Serviço de Infraestrutura e Segurança de Tecnologia da Informação, Daniel Farias, o STT funciona como central de laudos, com um trabalho em rede, permitindo que médicos de um hospital possam laudar exames de outro, otimizando o processo de trabalho dos especialistas e diminuindo o tempo de espera do paciente pelo resultado do exame. “A iniciativa está alinhada a um planejamento nacional e que graças a essa colaboração, a Ebserh contará com um banco de imagens e laudos qualificado, o que pode gerar grandes ganhos para a pesquisa, inclusive com a possibilidade de uso de inteligência artificial para análise de dados. Isso também abre um leque de possibilidades para o aprimoramento das práticas assistenciais e do ensino.”
O sistema, desenvolvido pela Universidade de Santa Catarina com o apoio da Rede Ebserh, vem sendo aprimorado continuamente, resultando em uma economia significativa para o hospital, além de os profissionais que utilizam o sistema possam contribuir continuamente com sugestões de melhoria.”Desta forma, a ferramenta poderá atingir um nível de excelência, tornando-se perfeitamente adaptada aos processos de trabalho da rede”, destaca Daniel.
Para Giselle Tourinho, “ o Sistema de Telerradiologia (STT) representa um avanço tecnológico significativo tanto para as equipes de saúde quanto para a sociedade em geral, ao proporcionar maior agilidade e acessibilidade na entrega de resultados de exames. Por meio da plataforma on-line, os pacientes podem visualizar e realizar o download das imagens e dos laudos médicos sem a necessidade de deslocamento até os hospitais. Essa funcionalidade não apenas facilita o acesso à informação pelo paciente, como também contribui para a redução do fluxo de pessoas e da demanda nas recepções dos hospitais universitários. A iniciativa permite que o exame seja consultado de forma remota, promovendo mais conforto ao usuário e maior eficiência ao sistema de saúde”.
O STT opera como uma central de laudos integrada em rede, possibilitando que médicos de diferentes unidades hospitalares realizem a emissão de laudos de exames provenientes de outros hospitais. “Esse modelo colaborativo otimiza o fluxo de trabalho dos especialistas, reduz o tempo de espera pelos resultados e melhora a qualidade da assistência prestada ao paciente”, reforça Giselle Tourinho.
A expectativa é de que a inovação traga benefícios diretos para pacientes, profissionais e para a gestão hospitalar, garantindo maior qualidade na assistência e no ensino em saúde.
Para Ana Paula Lourençon, chefe da Unidade de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação, “a implantação do STT representa um grande avanço para o serviço de imagem do HE e um ganho significativo para os nossos pacientes, possibilitando o acesso simultâneo dos às imagens e ao laudo dos exames, a interação e a revisão do laudo por mais de um profissional e a disponibilidade de acesso ao exame completo pelo paciente, através de um protocolo que é entregue no momento da realização do exame. Ainda, por se tratar de um sistema da rede Ebserh, permite que os profissionais contribuam para o desenvolvimento de melhorias”.
William Borgonhi, chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados, reforça que a implantação do STT – Sistema de Telemedicina e Telessaúde é um marco para o HE-UFPel e para a nossa comunidade. “A partir de agora, os pacientes terão acesso integral aos seus laudos e imagens de exames a qualquer momento e em qualquer lugar, de forma simples e segura. Além disso, o STT possibilita a discussão de casos clínicos entre profissionais de saúde, favorecendo diagnósticos mais precisos e condutas mais assertivas”.
Para acessar os resultados o paciente, após a realização do exame, receberá um protocolo com QR Code e link para acesso do resultado, diretamente no sistema.
Esse é um avanço que une tecnologia, cuidado e compromisso com a saúde, reafirmando a missão do Hospital Escola de oferecer assistência de excelência integrada ao ensino e à inovação.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.