Notícias
ACOLHIMENTO E APRENDIZADO
Grávidas e familiares aprendem a cuidar do bebê em curso para gestantes e puérperas no HE-UFPel
Pelotas (RS) – O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está promovendo a 2ª edição de 2024 do “Curso de Gestante e Puérperas”. O curso, que conta com cinco módulos, acontece de 27 de fevereiro a 26 de março, com encontros às terças-feiras, das 14h às 16h, no auditório Central do HE-UFPel (Rua Professor Araújo, 433).
Promovido pelo Centro Integrado de Aleitamento Materno (CIAM) do HE-UFPel, o curso é aberto para gestantes, puérperas e familiares, e não necessita de inscrição prévia. A chefe da Unidade de Nutrição Clínica, Simone Muniz Pacheco, destacou a importância do curso, por oferecer “espaço para discussão, esclarecimento de dúvidas e trocas de experiências, proporcionando um ambiente de acolhimento e apoio em uma fase que apresenta muitos desafios”.
O curso aborda diversos assuntos relacionados à saúde da gestante, puerpério e cuidados com o bebê, e conta com a participação de profissionais de diversas áreas como instrutores, incluindo Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Profissional de Educação Física e Psicologia. Segundo Simone, a atividade promove uma maior aproximação da equipe multiprofissional com a comunidade atendida via Sistema Único de Saúde (SUS). “Além disso, permite um ambiente mais descontraído, aumentando a relação de confiança e proximidade com os profissionais, levando a uma maior autoconfiança desse público. Importante, também, destacar que o suporte precoce proporcionará desfechos mais positivos para as mães, os bebês e seus familiares”, complementou.
A coordenadora do Grupo de Trabalho Iniciativa Hospital Amigo da Criança (GTIHAC), do CIAM e do Grupo, Caroline Vargas Ribeiro, ressaltou que “O curso é fundamental para que as mães e familiares adquiram conhecimento para se empoderarem tanto do autocuidado como para cuidarem do bebê”. E explicou: “Além disso, é um momento para tirarem suas dúvidas e compartilharem suas aflições com outras mulheres que estão vivendo o mesmo momento, assim como com os profissionais de saúde”.
Caroline ressaltou apontou que “O grupo é uma ação que qualifica a assistência materno infantil do HE, pois as mães adquirem conhecimento, o que é fundamental para evitar internações precoces de partos prematuros através da realização de pré-natal”. Além disso, as participantes entendem melhor o processo de parto e os cuidados com o bebê, o que as faz sentir mais seguras e confiantes ao saberem como agir diante das dificuldades que possam surgir.
Programação
O primeiro módulo desta edição do curso foi realizado na tarde de terça-feira (27) e abordou as temáticas “Saúde emocional na gestação” e “Banho e cuidados com o coto umbilical”. Para os próximos encontros a programação é:
- 5 de março: “Alimentação na Gestação e Puerpério” e “Saúde emocional no puerpério”.
- 12 de março: “Métodos de alívio da dor, ergonomia e sinais de trabalho de parto”.
- 19 de março: “Conversando com o Pediatra” e “Pintura gestacional”.
- 26 de março: “Amamentação e Direitos da gestante e do bebê”.
É importante ressaltar que o HE-UFPel está em busca da certificação de Hospital Amigo da Criança. Segundo Caroline, para alcançar esse objetivo, o Hospital precisa seguir quatro pilares fundamentais: “Os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno”, “Cuidado amigo da mulher”, “Cuidados ao recém-nascido grave ou potencialmente grave”, e a “Norma Brasileira de Comercialização de alimentos para lactantes e crianças de primeira infância bicos, chupetas e mamadeiras” (NBCAL). Dentro desses pilares, é priorizado o apoio aos “Grupos de Gestantes e Puérperas”, que ocorre continuadamente, com uma nova edição iniciando na terça-feira seguinte ao encerramento de um ciclo de cinco semanas.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh