Notícias
INOVAÇÃO
Escritório de Inovação em Saúde do HE-UFPel recebe visita da gestora de inovação do Startup Lab Região Sul
HE-UFPel recebe gestora do Startup Lab Região Sul
Pelotas (RS) - Na última terça-feira (14), a chefia da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (UGITS), do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Thamires Seus, Gabriela Klein Couto, Gerente de Atenção à Saúde substituta (GAS), Rosiane Mastelari Martins, chefe substituta do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde (SGPITS) e da Lauren Sallaberry Ferreira Stefanello, chefe da Unidade de e-Saúde (UES), receberam no Escritório de Inovação em Saúde a gestora do Startup Lab Região Sul, Aline Jansen.
O Startup Lab é um programa coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT/RS), que busca promover a conexão de empresas gaúchas com startups e/ou pesquisadores. No encontro foram discutidos os principais desafios enfrentados pelo hospital e apresentadas as startups que atuam na área. A proposta é a de conectar o Hospital Escola a startups e/ou pesquisadores que apresentem soluções inovadoras aos desafios levantados.
Para a chefe da UGITS, Thamires Seus, “essa conexão proporciona uma valiosa troca de conhecimentos e experiências, promovendo não apenas um ambiente de colaboração, mas também destacando diversas áreas onde podemos implementar inovações cruciais para melhorar o atendimento ao paciente e a eficiência operacional do hospital. O Escritório de Inovação em Saúde foi criado precisamente com esse propósito: conectar ideias e estabelecer parcerias na área de desenvolvimento tecnológico para o SUS. Nossa proposta é ampliar essa rede de contatos e impulsionar avanços em inovação dentro do hospital”.
“A área da saúde é uma das áreas que mais recebe investimentos em inovação no mundo. Nesse sentido, o nosso setor vem buscando estabelecer um networking dentro dos ecossistemas de inovação, tanto com startups quanto com pesquisadores, identificando novas formas de trazer soluções inovadoras e tecnológicas para dentro do nosso hospital. Na próxima semana, representantes de cinco startups apresentarão suas propostas à equipe do Escritório de Inovação em Saúde, afirma Rosiane.
A gestora da Startup Lab, Aline Jansen, reforça que, “a conexão entre soluções inovadoras e o HE UFPel, que presta um serviço de alta qualidade à comunidade, é essencial para melhorar a eficiência da saúde pública, beneficiando a região como um todo."
Segundo Gabriela, que está à frente da GAS, "a incorporação de processos inovadores na assistência é essencial para transformarmos desafios em soluções efetivas no HE-UFPel. Estamos em busca de sistemas que nos permitam reduzir o tempo de permanência hospitalar, o que reflete diretamente na eficiência do cuidado e na redução da fila do SUS, beneficiando toda a comunidade”.
O superintendente do Hospital Escola, Tiago Veiras Collares, destacou o compromisso da instituição em integrar o hospital a iniciativas inovadoras que gerem impactos positivos no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, “envolver a sociedade nesse processo é essencial para promover uma transformação ágil e responsável, com reflexos diretos na qualificação do trabalho, na melhoria da qualidade de vida dos profissionais e no aperfeiçoamento do atendimento a pacientes, estudantes e residentes”.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.