Notícias
HUMANIZAÇÃO
Brechó de Natal em prol do HE tem início nesta quarta
Pelotas (RS) - Nesta quarta-feira inicia a última edição do ano de 2023 do Brechó Solidário em prol dos pacientes do HE-UFPel. Nesta edição o brechó terá a duração de quatro dias e se estenderá até sábado.
O brechó é uma ação do Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas e da Capelania Hospitalar Luterana e acontece na Casa de Acolhimento da Capelania, localizada na rua Voluntários da Pátria, 1631, ao lado da Escola Luterana da Redenção, das 10h às 17h, sem intervalo para o almoço.São comercializados roupas, calçados, acessórios, brinquedos, livros e artigos de bazar.
Os itens podem ser doados durante todo o ano nas portarias dos prédios do HE-UFPel, na rua Professor Araújo, 538, na rua Marcilio Dias, 939 e no Bloco 3, na rua Almirante Guilhobel, 221. São realizados em torno de três a quatro brechós por ano.
Com os recursos arrecadados com o brechó é possível a aquisição de próteses dentárias, medicamentos, custeio com transporte para deslocamento de pacientes, brinquedos para os pacientes pediátricos entre outros.
Saiba mais
O brechó foi uma ideia do grupo de humanização para levar um pouco mais de conforto para pacientes e acompanhantes, no período que o hospital era administrado pela Fundação FAU. O primeiro brechó foi realizado com arrecadação de roupas dos próprios funcionários e as vendas era só para a comunidade hospitalar, mas com o sucesso de cada edição, o envolvimento foi crescendo e saindo dos muros do hospital. O brechó, no formato atual, iniciou em novembro de 2021.
Sobre a Rede Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.