Notícias
PSICOLOGIA
Serviço de Psicologia do CHC-UFPR celebra seus 40 anos e o Dia do Psicólogo
Equipe do Serviço de Psicologia
Na manhã desta segunda-feira, 28, o Serviço de Psicologia do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR reuniu profissionais, estudantes e residentes de psicologia para celebrar os seus 40 anos de fundação e o Dia do Psicólogo.
O evento, que contou com a presença da Superintendente do CHC, Claudete Reggiani; do Chefe da Unidade Multiprofissional, Rauce Marçal Silva; do Chefe do Serviço de Psicologia, Marcos Vinícius Portela e de representantes do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, teve uma programação que incluiu palestras e homenagens às profissionais que estão se despedindo do serviço ativo.
Claudete Reggiani enfatizou que “todo aniversário é uma data especial e um dia de reflexão”, lembrando a importância do trabalho e do legado que os profissionais que passaram pelo Serviço deixarão para os que estão chegando.
Os psicólogos Juarez Medeiros e Sandra Muzzolon iniciaram os trabalhos explanando sobre como foi o início do Serviço de Psicologia no CHC e suas trajetórias profissionais na psicologia hospitalar.
Logo após, o atual chefe do Serviço de Psicologia, Marcos Vinícius, falou sobre as principais realizações do Serviço como fundação da Comissão de Psicologia Hospitalar, Programas de Visita, criação da Unimulti, criação de Procedimentos Operacionais Padrão (POP), protocolos e assessoria a diversas áreas do HC. Enfatizou que “ainda há muito a ser feito” e que “os profissionais não devem recuar diante das dificuldades que se apresentam, sejam elas editoriais, científicas ou políticas”. Segundo ele, “o trabalho do psicólogo concerne a singularidade e particularidade”.
A psicóloga Maria Joana Mader, tratou sobre as perspectivas futuras da psicologia mostrando estatísticas de estudantes que se formam por ano, profissionais cadastrados no Conselho de Psicologia e a proporção de profissionais de psicologia por número de habitantes no Brasil e em países como Estados Unidos e Argentina. Ressaltou a ampliação da atuação da psicologia nos últimos anos, que vem se expandindo para áreas como neurociências e genética, cuidados paliativos, documentação para fins jurídicos e pesquisa clínica psicológica. Maria Joana destacou ainda que “a psicologia no século XXI está mais especializada, qualificada e integrada à comunidade científica”.
Depois de todas as explanações, houve um breve debate entre os participantes, que finalizou a manhã de homenagens aos profissionais de psicologia.