Notícias
SERVIÇO SOCIAL
Semana do Serviço Social do CHC UFPR promove reflexões e inovações
Semana do Serviço Social do CHC=UFPR
Curitiba (PR) - De 12 a 16 de maio, o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi palco da Semana do Serviço Social, um evento que reuniu profissionais para discutir os desafios e as inovações na área da assistência social no setor da saúde. Com uma programação rica e diversificada, o evento destacou-se pela troca de conhecimentos e debates sobre práticas profissionais e direitos sociais.
O evento começou na segunda-feira com uma cerimônia de abertura seguida de um momento cultural proporcionado pelo Coral do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Novo Mundo. Na abertura, Karen Albini, conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), enfatizou a necessidade de refletir: “Quero destacar a importância desses espaços de troca para refletir sobre a prática profissional e a oferta de atendimentos à compreensão de uma ampla rede de apoio envolvendo todos os serviços de proteção social”. Ela destacou a ligação entre questões sociais e ambientais, ressaltando o papel do serviço social na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Denise Munhoz da Rocha, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do CHC, elogiou a atuação transformadora dos assistentes sociais na garantia dos direitos e na melhoria da qualidade de vida das pessoas: “Vocês, sempre com muito cuidado, aproximam a família da equipe multiprofissional, nos fazendo compreender que aquele paciente é um indivíduo, que pertence a uma família, que pertence a um lugar. Essa pessoa busca os nossos serviços, e vocês nos fazem compreender que ela tem força, que ela tem limitações. E quando vocês trazem esse lado do paciente, a gente consegue elaborar um plano terapêutico mais adequado, em cima da sua realidade”.
Já Rogério de Fraga, gerente de Ensino, Pesquisa e Inovação do CHC, e representando a superintendência do hospital, incentivou a busca por soluções inovadoras que humanizem o atendimento hospitalar. “O maior desafio do serviço social são as próprias mudanças que a sociedade passa. De um momento para o outro, a gente precisa entender a realidade numa velocidade que talvez o ensino clássico não tenha. Essa ponte é realmente o serviço social que faz”.
As mesas redondas do dia focaram na relevância do serviço social em contextos hospitalares e na formação de profissionais para lidar com os desafios da área da saúde. A presença de figuras como Elaine Pelaez, assistente social e membro do Conselho Nacional de Saúde, e professores da UFPR, enriqueceram o debate.
Práticas Inovadoras, direitos e justiça ambiental
Durante a semana, oficinas práticas abordaram temas cruciais como o atendimento à população LGBTQIA+ e a atuação em saúde mental. Tais atividades foram fundamentais para discutir estratégias de acolhimento e cuidado centradas nos direitos humanos e na diversidade.
No encerramento, um debate sobre justiça ambiental e suas repercussões na saúde destacou a relação entre catástrofes ambientais e desigualdades sociais. Segundo Cássio Tondolo, assistente social e chefe da Unidade de Saúde Mental do CHC, “a mesa discutiu um pouco sobre justiça ambiental e a sua relação com as desigualdades sociais e o quanto a ampliação das catástrofes do meio ambiente tem incidido na vida dos sujeitos, especialmente seus impactos na saúde”. Este debate foi essencial para ressaltar a importância de incorporar questões ambientais nas práticas do serviço social, contando com a participação da vereadora de Curitiba, Laís Leão, e participantes de movimentos sociais.
Impacto e Conclusão
A participação ativa de profissionais e estudantes de diferentes regiões mostrou a relevância do CHC como referência em serviço social. Cássio Tôndolo, chefe da Unidade de Saúde Mental do CHC, como um dos organizadores do evento, destacou o papel integrador do evento, que reuniu experiências diversificadas para enriquecer o debate sobre práticas e políticas sociais. “A gente conseguiu englobar trabalhadores, estudantes, residentes e o público externo, debatemos experiências de outros estados com a nossa realidade, e também com o poder legislativo e com o movimento social”, explicou
A Semana do Serviço Social do CHC UFPR não apenas fortaleceu a profissão dentro da instituição, mas também promoveu um espaço de reflexão e aprendizado sobre temas cruciais que impactam diretamente a saúde e os direitos da população.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.