Notícias
NEUROPEDIATRIA
Sede do Centro de Neuropediatria do CHC-UFPR é reinaugurada após reforma e expansão
Curitiba (PR) – O Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), ligado à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, reabriu na última terça, 2 de dezembro, a sede do Centro de Neuropediatria – Cenep, após um período de reformas. A cerimônia, que celebrou 27 anos de história e superação, revelou um espaço totalmente renovado, fruto de uma parceria entre a Associação dos Amigos do HC, a sociedade civil e a comunidade acadêmica. O CHC-UFPR, reconhecido por seu atendimento exclusivo via Sistema Único de Saúde (SUS) e por ser um polo de formação profissional gratuita de nível superior, agora devolve a sede do Cenep às cerca de 1.500 crianças e adolescentes com condições neurológicas complexas mensalmente atendidas. Ainda durante a reforma, o Cenep nunca parou: o atendimento aos pacientes foi realizado no prédio central, no hospital Vitor Ferreira do Amaral ou por telemedicina.
A trajetória do Cenep é uma história de persistência e dedicação. O professor Sergio Antoniuk, um dos fundadores do centro junto com o professor Isak Bruk, também presente, recordou os primeiros passos: "Éramos só eu e o Isak. Daí, um dia, falei ‘Nós temos que crescer, né?’ Procuramos as mães dos pacientes. E o Isak encontrou a Lúcia, que conseguiu a casa. E fomos crescendo. E passamos de quatrocentos pacientes para mil e tantos", detalhou, evidenciando o esforço pioneiro e a importância da parceria com Lúcia Durães desde o início.
Lúcia Durães, conselheira da Associação dos Amigos do HC e peça importante na reforma, relembrou os desafios e as conquistas: "Nós tivemos verdadeiros milagres aqui, pessoas que doaram, empresas que fizeram reformas totalmente gratuitas," afirmou, destacando o apoio contínuo que transformou um projeto inicialmente sem recursos em uma realidade que perdura por quase três décadas, inclusive com a doação da própria casa que volta a abrigar o Cenep, pelo banco HSBC.
Zaki Akel Sobrinho, do Conselho da Associação dos Amigos do HC e ex-reitor da UFPR, enalteceu as pessoas por trás da organização do Cenep: "Este é um Happy Day, né? Hoje é dia de reverenciar esses três heróis, o Dr. Isak, o Dr. Sérgio Antoniuk e a querida Lúcia, pelo histórico trabalho que construiu, e agora reformou o Cenep", declarou, ressaltando o papel social do centro e a capacidade do CHC-UFPR de unir com ensino, pesquisa, extensão e assistência em benefício da população.
A revitalização foi impulsionada por uma situação emergencial. Domingos Murta, presidente da Associação dos Amigos do HC, narrou o cenário que precedeu a obra: "A Lúcia Durães me ligou: ’Murta! O Cenep está inundado!’," lembrou ele, ao receber um vídeo de um temporal em Curitiba. A partir dali, veio a decisão de ir além do reparo: "Nós não vamos só cuidar do telhado, das paredes que estão mofadas, com infiltrações. Nós vamos dar aqui ao Cenep condições de atendimento que as crianças do Paraná merecem," enfatizou, mencionando um investimento superior a R$ 2 milhões, com apoio de parceiros como a Mega Mania e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele ressaltou que, no Cenep, "a ciência abraça a infância".
O superintendente do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, Adonis Nasr, fez questão de ressaltar a magnitude da obra. "Isso aqui não foi só uma revitalização, foi praticamente reconstruído, mas sem derrubar paredes", enfatizou, destacando o resgate e a transformação para uma estrutura fantástica. A expectativa é ampliar o atendimento para mais de 20 mil consultas anuais, e a visão se estende ao futuro com o “HCzinho”, o projeto para o “primeiro hospital pediátrico inteligente do Brasil”, disse o superintendente, onde a neuropediatria terá papel importante.
O novo espaço do Cenep oferece um ambiente lúdico, atendimento humanizado, equipe multiprofissional integrada e acolhimento familiar, reforçando o compromisso do CHC-UFPR com a saúde da infância e com a formação de profissionais que servirão o SUS em todo o país.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.