Notícias
Profissionais do CHC-UFPR/Ebserh lançam livro sobre otorrinolaringologia no processo transexualizador
Profissionais do Serviço de Otorrinolaringologia do CHC-UFPR/Ebserh lançaram recentemente a obra “A otorrinolaringologia no processo transexualizador”, livro técnico que visa divulgar conhecimentos científicos acerca do tema.
Dividida em três partes, a obra trata sobre aspectos legais no processo transexualizador, intervenções no aparelho fonador e procedimentos estéticos da face e pescoço para transição de gênero.
O gerente de ensino e pesquisa do CHC-UFPR/Ebserh, Rosires Pereira de Andrade, autor de prefácio do livro, destaca a importância sobre o papel dos profissionais de saúde nesse processo e atenção necessária a esse grupo de pessoas. “Os indivíduos transgêneros, ao longo da história da humanidade, sofreram muito devido às dificuldades de compreensão das suas condições e comportamentos sexuais, tanto por parte de suas famílias quanto da sociedade”, descreve o médico.
Mais do que questões técnicas “nesse livro são abordados temas além da especialidade de otorrinolaringologia, como a estigmatização, a necessidade e o desafio da despatologização da transexualidade e o papel do Sistema Único de Saúde no atendimento”, completa Rosires.
Os autores dos capítulos são os médicos Guilherme Catani, Bettina Carvalho, Lucas Resende Lucinda e Maria Theresa Ramos de Oliveira, do Serviço de Otorrinolaringologia do CHC, além da fonoaudióloga Congeta Bruniere Xavier, que possui doutorado em saúde da criança e do adolescente pela UFPR.
“Com muito orgulho incentivamos e apoiamos a participação do corpo clínico de nossa especialidade de otorrinolaringologia, tanto em atividades assistenciais de atenção plena ao transexual quanto em atividades acadêmicas”, relata também em prefácio, Rogério Hamerschimidt, que é responsável pelo Serviço de Otorrinolaringologia do CHC-UFPR/Ebserh.