Notícias
EDUCAÇÃO EM SAÙDE
Hospital Vitor Ferreira do Amaral promove roda de conversa sobre educação menstrual
Curitiba, PR – O Hospital Vitor Ferreira do Amaral (HVFA), centro especializado na saúde da mulher do Complexo de Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou no último dia 22 de outubro uma roda de conversas sobre menstruação para crianças e adolescentes. A iniciativa, que reforça o compromisso do hospital com a saúde integral da mulher atendida exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – oferecendo atendimento gratuito de média e alta complexidade –, ofereceu um espaço lúdico e seguro para discutir um tema vital, mas frequentemente cercado de desinformação.
Bruna Piahui dos Santos, chefe do Setor de Apoio Terapêutico 2, destacou o impacto positivo do evento: "Trabalhar com crianças e adolescentes foi um momento extremamente importante. Foi possível educar de uma forma lúdica, leve e responsável, com um ganho mútuo tanto para os participantes quanto para os profissionais de saúde." A ação se alinha ao propósito do hospital de atendimento integral à saúde feminina, uma área fundamental para a instituição.
A metodologia da roda de conversas incluiu um jogo de perguntas e respostas desenvolvido pela enfermeira Ana Paula Modesto. "Criei esse jogo quando a minha filha fez 9 anos, eu precisava conversar com ela sobre menstruação. Ele explica desde o que é até como usar e descartar absorventes, em uma verdadeira 'conversa de mãe e filha'. O jogo foi validado por um projeto de iniciação científica na PUC-PR", relatou Modesto. A atividade contou com a parceria da Organização Não-Governamental (ONG) Passos da Criança, que trabalha na Vila Torres, dedicada a meninas em situação de risco social, proporcionando um ambiente de aprendizado e acolhimento fora do horário escolar.
Essas ações educativas são cruciais para a saúde pública, combatendo a desinformação e o estigma associado à menstruação. Ao oferecer este tipo de formação, o Hospital Vitor Ferreira do Amaral complementa seu papel de centro de atenção especializado da saúde da mulher do CHC-UFPR.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.