Notícias
EQUIPAMENTOS ENDOSCOPIA
Equipamentos são doados à Unidade de Endoscopia
Máquinas vão permitir que exames inéditos sejam feitos no HC.
Na manhã de terça-feira, 05, a Unidade de Endoscopia (UENDO) do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR)* recebeu quatro equipamentos para auxiliar a população.
As máquinas foram adquiridas pelos Amigos do HC, com doações do Instituto Lixo e Cidadania (ILIX). A associação civil, sem fins lucrativos, tem o objetivo de melhorar a realidade socioeconômica de catadores de materiais recicláveis e as respectivas famílias.
Magali Ricci, representante da ILIX, teve de ser submetida a um procedimento de alta complexidade na UENDO, em 2016. Ela mostrou-se muito grata ao Hospital na cerimônia de entrega.
“Agora, estou vivendo”, disse. Magali também destacou que, com a doação, pode auxiliar futuros pacientes da Unidade.
Assistência
Todos os equipamentos somam o valor de R$ 154.100,00. São:
- Um (01) gerador Eletrocirúrgico 300D, da marca ERBE. Produz uma corrente elétrica que permite maior controle ao cirurgião.
- Um (01) Gerador Eletrocirúrgico de argônio, da marca WEM Modelo ARGON4, destinado à Unidade de Coagulação de Plasma Argônio. Usado para cauterizar lesões.
- Uma (01) bomba de irrigação de água para endoscopia, da marca ERBE, modelo EIP2. Utilizado para irrigar o local da cirurgia.
- Um (01) insuflador de gás carbônico, da marca Fujinon, modelo GW-100, específico para Endoscopia. Em cirurgias de longa duração, o gás carbônico é absorvido mais rápido que se tivesse sido feita com ar ambiente; aumenta a segurança do paciente.
Galeria de imagens (coloque o cursor sob a foto e clique nas setas para a direita ou à esquerda):
“Poderemos fazer procedimentos inéditos, que até evitam cirurgias de grande porte”, ressaltou o médico Eduardo Aimoré. “Os pacientes são os mais beneficiados”.
Os Amigos do HC desenvolvem projetos que respondam as demandas do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Qualquer pessoa física ou jurídica pode destinar parte do imposto de renda à Associação.
Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, representantes vão explicar o processo de captação e destinação desses recursos; as orientações serão feitas no Hall da Direção do HC (Rua General Carneiro, 181 – Alto da Glória, Curitiba).
“Essa oferta tão generosa tem interesse no desenvolvimento desse serviço; contamos com a parceria da Direção do Hospital e dos Amigos do HC”, afirmou o médico Ricardo Schmitt Bonin.
“Com a equipe integrada, conseguiremos mais ações, e alcançaremos a capacidade plena de desenvolver cada vez mais a qualidade no atendimento. É o que todos buscam neste hospital universitário”.
Em novembro, os Amigos do HC também entregaram equipamentos a diversos setores do CHC-UFPR. Confira o que foi doado.
Dedicação
Novamente, o trabalho da UENDO está em evidência: nesta quinta-feira, 07, a Unidade promoveu um mutirão de Colonoscopia. É o terceiro, em pouco mais de um mês.
A média é de 35 exames por semana. O último evento ofertou o procedimento a 50 pacientes, no mesmo dia.
* Ebserh
O Hospital de Clínicas (HC) e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral (MVFA) compõem o Complexo HC da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR). Tanto HC quanto MVFA são os hospitais universitários federais (HUF) filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no estado. O órgão é vinculado ao Ministério da Educação e, atualmente, administra 39 HUFs pelo Brasil.
Em parceria com as universidades federais, o objetivo é aperfeiçoar os serviços de atendimento à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Criada em dezembro de 2011, a estatal também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), o qual contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.