Notícias
ARTICULAÇÃO
Conselho de inovação de Curitiba realiza visita técnica ao CHC-UFPR
Visita do Conselho de Inovação de Curitiba ao CHC-UFPR/Ebserh
Ajudar a consolidar Curitiba como polo de pesquisa e inovação tecnológica. Esse é um dos propósitos do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Curitiba (CMICT), que visitou no último dia 12 de junho o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Marcia Krama, secretária geral do conselho, conheceu o Centro de Pesquisas do complexo, onde conversou com Graciele de Matia, do Setor de Gestão de Pesquisa, Irene Nakano, do Setor de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde, e Rogério de Fraga, gerente de Ensino, Pesquisa e Inovação do CHC-UFPR.
Além de conhecer alguns projetos em desenvolvimento, a conselheira também conversou sobre parcerias e estratégias para atrair empresas e instituições que possam se interessar em pesquisas e estudos no hospital, que venham a se transformar em produtos. O propósito é demonstrar que Curitiba tem vocação não só para a pesquisa, mas também para a produção de soluções inovadoras.
A visita técnica também foi acompanhada por Maico de Ornelas, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFPR, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade, que está planejando novas estratégias de estímulo à pesquisa e inovação. A UFPR deve propor um calendário de eventos para os próximos meses.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.