Notícias
SEGURANÇA DO PACIENTE
CHC-UFPR recebe certificado de ‘Alta Conformidade’ em diálise pela Secretaria de Saúde do Paraná
Curitiba, PR – O serviço de diálise do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi certificado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) atestando sua "alta conformidade" com as boas práticas de segurança do paciente estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A entrega do certificado foi feita durante oficinas realizadas para Sesa-PR sobre segurança do paciente.
A certificação é referente a 2024, resultado da ‘Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente’, um processo de avaliação criado pela Anvisa, a partir das boas práticas definidas em resolução da agência, e conduzido no Paraná pela Divisão de Vigilância Sanitária de Serviços (DVSS) da Sesa-PR, que verifica o cumprimento de diversos requisitos de qualidade e segurança para a prestação de serviços de terapia renal substitutiva, que incluem a hemodiálise e a diálise peritoneal.
Segundo Adriana Rubbo, chefe da Unidade de Nefrologia do CHC-UFPR, a avaliação demonstrou a evolução do serviço no hospital: “Em 2023, nosso serviço não foi avaliado como de alta conformidade. Mas conseguimos no ano passado, e fomos o único hospital 100% SUS do Paraná que atingiu esse nível de atendimento às regras da Anvisa”. As boas práticas incluem requisitos em termos de equipamentos, instalações, insumos, procedimentos e equipes nos serviços de diálise. A "alta conformidade" significa que o serviço não apenas atende, mas se destaca no cumprimento das boas práticas para segurança do paciente, que abrangem desde a infraestrutura e equipamentos até os processos assistenciais e a qualificação da equipe multiprofissional. Para os pacientes, isso se reflete em maior segurança e confiança no tratamento recebido.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.