Notícias
SAÚDE
CHC-UFPR possui atendimento com foco na prevenção ao HIV

Curitiba (PR) – O Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza atendimento ambulatorial para pacientes que utilizam ou que deverão utilizar a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), uma das várias estratégias utilizadas para evitar a infecção pelo vírus HIV. O CHC-UFPR atende pacientes procedentes do Centro de Orientação e Aconselhamento e de Unidades de Saúde do município de Curitiba.
A PrEP faz parte da prevenção combinada, que utilizada com outras formas de prevenção, evita a ocorrência de novas infecções pelo vírus HIV. Essa prevenção inclui também o uso de preservativos, medicamentos pós-exposição (PEP) e diagnóstico, além do tratamento precoce das pessoas que vivem com o vírus. É uma estratégia que vem sendo aplicada no mundo todo e pode ser utilizada por qualquer pessoa, desde que tenha recomendação de um profissional de saúde.
“Utiliza-se a PrEP oral diária ou sob demanda no Brasil, conforme as indicações do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI), do Ministério da Saúde. Fora do País já se utiliza a PrEP injetável, sem necessitar de uso diário de medicação oral, o que facilita adesão, aumentando a sua eficácia”, informou a infectologista Monica Gomes, da Unidade de Especialidades Clínicas do CHC-UFPR e professora de Infectologia da UFPR.
De acordo com o DATHI, a PrEP sob demanda é indicada para pessoas que tenham habitualmente relação sexual com frequência menor do que dois dias por semana, e que consigam planejar quando a relação sexual irá ocorrer. Além disso, segundo esse departamento, as evidências científicas garantem a segurança e eficácia da PrEP sob demanda somente para algumas populações. São elas: homens cisgêneros heterossexuais, bissexuais, gays e outros homens cisgêneros que fazem sexo com homens (HSH), pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, e travestis e mulheres transexuais - que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol.
Para utilização da PrEP, é necessário enquadrar-se nos seguintes critérios: ter mais de 15 anos e pesar pelo menos 35kg; ter vida sexual ativa; risco aumentado de contrair HIV; histórico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no passado ou atualmente; praticar relações sexuais sem preservativo; ter relações sexuais com parceiros eventuais; praticar relações sexuais em troca de dinheiro, drogas, objetos de valor etc.; e praticar “chemsex”, que é o sexo sob efeito de substâncias psicoativas. Mas é importante notar que qualquer pessoa que se sinta sob risco de adquirir a infecção pelo HIV deve buscar orientação sobre essa e outras formas de prevenção.
Veja a lista dos demais serviços que ofertam PrEP no Paraná: https://www.gov.br/aids/pt-br/acesso-a-informacao/servicos-de-saude/parana
Sobre a Ebserh
O Hospital CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Tags: sus, saúde, prevenção, prep, pep, dathi, hiv, aids, chc-ufpr, ebserh,