Notícias
PROFISSIONAIS DESTAQUE
CHC-UFPR celebra profissionalismo, dedicação e excelência de sua equipe
Curitiba, PR – O Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), ligado à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reuniu suas equipes para a quarta edição do CELEBRA CHC-UFPR. Ao longo de três manhãs marcadas pela emoção e reconhecimento, 94 profissionais de diversas áreas, desde a assistência direta ao paciente até os bastidores de administração, ensino e pesquisa, foram homenageados como ‘Profissionais Destaque 2025’ por sua dedicação ao hospital, ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à formação de novos talentos.
A celebração destacou o trabalho conjunto das equipes que movem o CHC-UFPR, instituição especializada dedicada 100% ao atendimento do SUS em serviços de saúde de média e alta complexidade. As homenagens foram acompanhadas por apresentações do Coral do CHC-UFPR e do balé do projeto Criarte, composto por crianças em tratamento no hospital.
O superintendente do CHC-UFPR, Adonis Nasr, enfatizou a importância de cada indivíduo para o funcionamento do hospital, comparando-o a uma cidade em si. "Pelo fluxo de pessoas que circulam aqui todos os dias, dez a onze mil pessoas, somos maiores do que a maioria dos municípios do Paraná. Vocês são essa cidade, vocês movem essa cidade que é o Complexo do Hospital de Clínicas. Cada um de vocês é uma peça desse quebra-cabeças complexo, cada um com seu papel. E eu digo que outros hospitais têm equipes, mas eu tenho comigo uma seleção".
Simone Cristiane de Sousa, Gerente Administrativa, ressaltou a importância de dar visibilidade a todos os profissionais, inclusive aqueles que atuam nos bastidores. "A Gerência Administrativa (GAD) está no dia a dia de todos, sem exceção. Sem ela, o hospital não consegue prestar assistência, realizar o ensino, produzir pesquisa. Porque é a base de todo hospital e estamos nos bastidores, sim, mas não sem holofotes".
Rogério de Fraga, Gerente de Ensino e Pesquisa, trouxe uma reflexão sobre a liderança colaborativa. "Se tem algo que nós temos que celebrar é que a gente tem cada vez menos a necessidade de heróis, porque herói é aquele que apaga o incêndio, que brilha sozinho. Aqui, estamos premiando aqueles que apagam as velas antes de ir embora para que não aconteça um incêndio: estamos comemorando não a individualidade, mas o espírito de unidade dentro das equipes, que entendem que ninguém vence sozinho e a gente cresce quando caminha junto".
A Gerente de Atenção à Saúde, Simone Peruzzo, trouxe uma reflexão pessoal sobre o sentimento de pertencimento e a missão do CHC. "Assistimos agora a uma apresentação do balé das crianças que são nossas pacientes. Esse balé é [uma representação] da Gerência de Atenção à Saúde. É por isso que a gente existe, é por isso que a gente atua, é por isso que a gente topa qualquer desafio, é por essas crianças, adultos, idosos em tratamento, é por eles que nós estamos aqui."
A complexidade e a diversidade das equipes foram um tema recorrente. Camila Rorato, da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DADT), destacou a riqueza de sua equipe. "Nós somos mais de 20 categorias profissionais dentro dos nossos serviços, cada uma com sua subespecialidade. Quando se fala de diversidade e de heterogeneidade, a gente fala de DADT". A Divisão de Gestão do Cuidado (DGC), por sua vez, demonstrou o impacto direto na vida dos pacientes, com Denise Jorge Munhoz da Rocha revelando números expressivos: "Neste ano, fomos responsáveis por 18 mil internamentos, 360 mil consultas ambulatoriais, 60 mil consultas de urgência e emergência e mais de 3,2 mil nascimentos."
A importância do hospital foi ilustrada por Jane Teresinha Stival, da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH). “Se podemos dizer que o HC é uma cidade, das maiores do Paraná, é uma cidade que tem uma missão especial. A missão de cuidar e de ensinar a cuidar”. Gilson Cescato, da Unidade de Suporte Operacional, destacou a importância dos profissionais terceirizados no CHC: “São eles que garantem a limpeza que nos acolhe todas as manhãs, a segurança que nos protege, a rouparia que entrega a cada manhã o enxoval para nossos pacientes e tantas outras tarefas [...] As equipes terceirizadas são os nossos parceiros essenciais, membros importantes dessa comunidade do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná”.
O superintendente destacou ainda o espírito de união e a capacidade de superação, exemplificados pelo Mutirão do Dia E, realizado pelo hospital, que resultou em 4.300 procedimentos, representando mais de 10% de todas as ações da rede Ebserh no Brasil em um único dia. Esta iniciativa mobilizou até mesmo profissionais aposentados e voluntários, evidenciando o profundo engajamento com a missão do hospital.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR integra a Rede Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra atualmente 45 hospitais universitários federais em todo o país, apoiando a gestão e fortalecendo o papel dessas instituições no cuidado à saúde da população. Os hospitais da Rede atendem exclusivamente pelo SUS e contribuem para a formação de profissionais de saúde, o desenvolvimento de pesquisas e a inovação na área da saúde.