Notícias
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Mutirão Dia E no HUGG-Unirio amplia acesso a serviços do SUS com cirurgias e exames
No último sábado (13), os 45 Hospitais Universitários Federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram de mais uma ação concentrada de atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio) foi um dos integrantes do mutirão “Dia E – Ebserh em Ação”. Em levantamento prévio, realizado na segunda-feira (15), às 15h30, foram registrados 18 atendimentos. Novo levantamento, ocorrido na terça-feira (16), mostrou que o resultado foi ainda melhor, com 28 atendimentos, sendo 18 cirurgias e 10 exames, com pacientes que aguardavam nas filas da regulação. A mobilização nacional foi idealizada pela estatal, em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS).
O auditor geral da Ebserh, Marcus Vinicius Braga, acompanhou a ação no HUGG e destacou a importância dela para a rede de saúde: “é uma alegria ver o nosso hospital funcionando em pleno sábado, nesta mobilização que é o Dia E. Poder ver este mutirão com as pessoas sendo atendidas e realizando seus procedimentos cirúrgicos. É o SUS funcionando, é o Agora Tem Especialistas, é o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle em ação”.
Durante o mutirão, foram ofertadas cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, cardiovasculares, endócrinas, além de tomografias computadorizadas. Esse número já foi maior do que a primeira edição do mutirão de 2025, realizado em 05 de julho, quando totalizou 16 atendimentos. O gerente de Atenção à Saúde do hospital reiterou que o Dia E é um movimento nacional. “Só aqui no HUGG, ofertamos cirurgias de cinco diferentes especialidades e tomografias, tanto para a rede municipal, quanto estadual. Foram mais de 55 profissionais envolvidos”, destacou.
Esse resultado reflete o esforço dos profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos. Segundo o gerente Administrativo do HUGG-Unirio, Vinicius Martins, a ação mobilizou toda a instituição e reforçou o compromisso no atendimento à população. “A ação viabiliza o avanço das filas cirúrgicas, dos atendimentos ambulatoriais e de exames, contribuindo com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”.
A assessora da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Thais Martins, que também esteve presente no último sábado, reforçou que o mutirão “melhora o acesso e a agilidade no atendimento à população”.
Pela saúde pública
O ‘Dia E – Ebserh em Ação’ é uma resposta concreta para os usuários do SUS que estão aguardando o atendimento especializado. Durante o mutirão, os pacientes compartilharam suas histórias e relataram a importância desta ação para o acesso à saúde. É o caso de Walkiria Maria Santos, que aguardava na fila de espera para cirurgia de tireoide. “Foi muito bom e muito rápido. Não demorou tanto quanto eu achava que ia demorar. Estou muito feliz”, comentou.
O paciente Decamps Souto Melo, que realizou uma tomografia computadorizada, expressou sua satisfação com o atendimento no HUGG-Unirio: “deu tudo certo, fui muito bem atendido aqui. Os profissionais foram maravilhosos, estou feliz da vida”.
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh realizou mais de 29 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano, em 5 de julho. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Carla Araújo, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh