Notícias
SEGURANÇA DO PACIENTE
HUGG realiza VII Semana da Segurança do Paciente
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu ao longo de setembro a VII Semana da Segurança do Paciente. A iniciativa marcou o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar profissionais de saúde e a sociedade sobre a importância da segurança como pilar essencial do cuidado. Neste ano, o tema global da campanha foi “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”, destacando a necessidade de atenção redobrada à vulnerabilidade desse público.
No HUGG, a programação foi pensada para que o tema se refletisse em práticas concretas no cotidiano da assistência. “Neste ano, o tema nos inspirou a pensar em ações que fossem além da sensibilização teórica. Organizamos atividades voltadas tanto para profissionais de saúde e residentes quanto para familiares e cuidadores, trazendo discussões sobre boas práticas assistenciais, comunicação segura e corresponsabilidade no cuidado”, explicou o chefe do Setor da Gestão da Qualidade, Raphael Mello Pereira, um dos que esteve à frente da organização.
As ações também incluíram dinâmicas com pais e atividades interativas com as crianças, planejadas para tornar a segurança do paciente um tema acessível e próximo do dia a dia. “Essas iniciativas promoveram não apenas o engajamento, mas também o protagonismo de pacientes e familiares. As crianças foram estimuladas, em linguagem lúdica, a reconhecer atitudes seguras, enquanto os pais participaram de atividades que os colocaram como parte essencial da rede de proteção. Como resultado, observamos maior integração com a equipe de saúde, relatos de confiança fortalecida e a percepção de corresponsabilidade no processo assistencial”, destacou a chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e da Segurança do Paciente, Giselle Viana, que também contribuiu para a programação das atividades.
Ainda que realizadas no mês de setembro, as atividades foram estruturadas para deixar um legado que ultrapasse o período da campanha. “Ao estimular o engajamento e o protagonismo de pacientes e familiares, reforçamos uma cultura de segurança que se sustenta no tempo. O cuidado seguro deixa de ser apenas responsabilidade dos profissionais e passa a ser compartilhado com quem vive o processo diariamente. Esse movimento fortalece práticas como a comunicação aberta, a detecção precoce de riscos e a tomada de decisão conjunta, pilares de uma cultura de segurança madura e permanente”, completou.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Felipe Monteiro
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh