Notícias
EFETIVIDADE E TRANSPARÊNCIA
Balanço trienal do HUGG evidencia avanços administrativos e crescimento assistencial
A Gerência Administrativa do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), apresentou pelo terceiro ano consecutivo o balanço dos principais resultados obtidos pelas unidades que compõem o setor. A iniciativa, que alia transparência e eficiência na gestão, tem caráter de prestação de contas à comunidade interna e à sociedade e será disponibilizada abertamente. O relatório evidencia que os avanços administrativos e estruturais alcançados no período também se refletiram na assistência, com expressivo crescimento na oferta de atendimentos e melhoria dos serviços prestados à população.
Segundo o gerente administrativo, Vinicius Martins, publicar dados, medidas administrativas e informações gerenciais “não apenas maximiza a transparência e fortalece a integridade institucional, como também engaja os profissionais que atuam em prol do Sistema Único de Saúde”. Para ele, quando colaboradores compreendem o propósito e o direcionamento estratégico, “os projetos institucionais ganham tração e o atendimento e o ensino aos residentes e alunos melhoram”.
Entre os avanços do triênio, o gestor destaca a consolidação dos processos administrativos e o ganho de segurança jurídica nas contratações, com eliminação de contratações emergenciais e pagamentos indenizatórios, além de um dos melhores indicadores de liquidação orçamentária e financeira da rede. No campo da infraestrutura, houve ampliação do videomonitoramento (CFTV), internet de alta velocidade em todas as áreas e modernizações que impactam diretamente o funcionamento do prontuário eletrônico e dos sistemas assistenciais. Ele ressalta, ainda, a sustentabilidade orçamentária e financeira “com acréscimo de R$ 20 milhões no orçamento de custeio”, o aumento de postos, efetivos e a qualidade nos serviços de vigilância e limpeza e a modernização do serviço de lavanderia hospitalar, agora com enxoval locado e rastreado por chip RFID.
O hospital passou a operar com relatórios gerenciais em tempo real para acompanhamento de metas por todas as áreas e adotou a matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) para priorizar intervenções estruturais. As primeiras frentes de reforma — telhados, paredes, pisos e adequações de segurança — estão programadas para iniciar em novembro. Houve, também, contratação de gestão de frota e terceirização do transporte de pacientes, além da celebração do contrato de mercado livre de energia, que proporcionará maior eficiência energética, que deve reduzir em até 70% os custos com energia elétrica, e a preparação de um operador logístico para aprimorar a cadeia de suprimentos.
Para Vinicius, a prestação de contas e o uso sistemático de indicadores fortalecem a credibilidade junto a pacientes, trabalhadores, estudantes, órgãos de controle e sociedade. “É uma transparência ativa: a população entende desafios, recursos e razões das decisões. Esse alinhamento qualifica a assistência, o ensino e a inovação.”
Nos últimos três anos, o HUGG investiu mais de R$ 15 milhões em equipamentos médico-hospitalares, como tomógrafo, mamógrafo, ultrassons, endoscópios, colonoscópios e raios X móveis. Todos já estão em operação e atendem clínicas, ambulatórios e o centro cirúrgico, com impacto direto na capacidade assistencial.
Os resultados também se refletiram de forma expressiva nos indicadores de atendimento. Entre 2022 e 2025, o hospital registrou um aumento médio de 40% na oferta de serviços, com destaque para a ampliação das vagas de primeira vez no Sistema de Regulação Estadual (SER) na área de oncologia e no SISREG — que contabilizou mais de 20 mil vagas ofertadas até junho de 2025, cerca de 25% a mais que no período anterior.
Esses avanços colocaram o HUGG como a unidade da Rede Federal no Rio de Janeiro que mais ofertou vagas assistenciais desde 2023, consolidando a aderência das ações administrativas ao propósito institucional de fortalecer a assistência, o ensino, a pesquisa e a inovação.
Para os próximos anos, a perspectiva é ampliar a digitalização e incorporar inteligência artificial aos sistemas de informação, aprimorando a gestão e a oferta de leitos e serviços. “Estamos preparados para novos desafios e para consolidar uma governança sólida e inovadora que deixe legado para a saúde pública”, conclui o gerente.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Felipe Monteiro
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh