Notícias
ENSINO E PESQUISA
HUGG-Unirio tem 16 trabalhos aprovados no XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva
De 23 a 25 de novembro acontece o XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, e o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio/Ebserh) apresentará, ao todo, 16 trabalhos durante o evento. As pesquisas são fruto de um projeto de extensão que realiza atividades no Centro de Terapia Intensiva do hospital e que conta com mais de 50 alunos envolvidos.
De acordo com o professor Áureo do Carmo Filho, médico intensivista e coordenador técnico do CTI do HUGG, o projeto intitulado “Construindo um CTI de alta performance: dos dados confiáveis à humanização” realiza a coleta de dados de pacientes adultos internados na terapia intensiva.
“Este projeto permite que tenhamos os nossos dados, os quais geram nossos indicadores de qualidade no CTI e nossos trabalhos científicos, que são todos artigos originais. Até a metade deste ano tínhamos 280 pacientes no nosso banco de dados, o que nos permite realizar estudos epidemiológicos, por exemplo”, explica o professor Áureo.
As pesquisas envolvem temas como pneumonia, infecções hospitalares, obesidade, tabagismo, sepse, HIV e estudo de características de pacientes idosos, homens e mulheres internados no CTI. Um dos estudos, intitulado “HIV em terapia intensiva: dados epidemiológicos dos últimos 20 anos de um centro de referência” apresenta dados coletados desde 2004 que foram reunidos pela equipe do projeto, que envolve mais de 50 estudantes de medicina da Unirio.
Ao todo, foram inscritos 16 trabalhos no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva e todos foram aprovados. “O sentimento é de orgulho, me formei pela Unirio em 2000 e em 2003 ingressei como médico do hospital que me formou, então é um carinho muito grande. Nos últimos dois anos, no CTI foram desenvolvidos cerca de 40 trabalhos, dentre os publicados e apresentados em congressos, por isso é um prazer e um privilégio muito grande representar o hospital neste congresso”, destaca o professor Áureo do Carmo.
Para o Gerente de Ensino e Pesquisa do HUGG, Daniel Aragão, o trabalho do professor Áureo estimula os estudantes a apresentarem em eventos científicos, mostrando aquilo que estão desenvolvendo e aprendendo com os trabalhos de outras instituições. “Nada mais prudente e correto a se fazer em um hospital universitário, que é o espaço que congrega o ensino através de uma prática, você ter o desenvolvimento, a criação e o fortalecimento do conhecimento científico dentro da nossa instituição. Nosso objetivo, no HUGG, como preceptores, é fazer com que eles se formem além de serem bons na sua profissão técnica, fazendo que tragam com eles a formação do espírito cientifico”, ressalta o Gerente de Ensino e Pesquisa do HUGG.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio) faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh