Notícias
GESTÃO DA QUALIDADE
HUGG-Unirio alcança alta conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente
Hospital atingiu 76% de conformidade em boas práticas de segurança do paciente
No ano de 2025, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), atingiu alto índice de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, processo anual de monitoramento coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com as coordenações estaduais. O hospital cumpriu 16 dos 21 itens da avaliação, representando um percentual de 76%, que rendeu a alta conformidade à instituição.
De acordo com Raphael Dias de Mello Pereira, chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HUGG-Unirio, o objetivo principal da avaliação da Anvisa não é apenas fiscalizar, mas promover a cultura de segurança e a melhoria da qualidade em hospitais, funcionando como um “check-up” da gestão da qualidade do hospital, verificando se a instituição cumpre os requisitos mínimos para garantir que o paciente não sofra danos evitáveis durante o atendimento.
"Este resultado é a materialização de um esforço estrutural robusto em que o papel do Setor de Gestão da Qualidade foi desenhar uma arquitetura de processos que não apenas atendesse às normas, mas que fizesse sentido na beira do leito. Nosso esforço concentrou-se em garantir que os protocolos, fluxos e boas práticas saíssem do papel e se tornassem ferramentas de trabalho diário. Trabalhamos intensamente junto aos profissionais, setores e a gestão para criar fluxos auditáveis e seguros, provando que a gestão da qualidade é, acima de tudo, um suporte para que a assistência brilhe com segurança", afirma Raphael.
O gestor destaca, ainda, a importância do trabalho da equipe de saúde, em especial da equipe assistencial, composta por enfermeiros, médicos, técnicos e equipe multiprofissional que, comprometidos com o cuidado, desempenham em meio a todos os desafios cotidianos suas atividades com afinco, transformando recomendações, fluxos e protocolos frios em calor humano e segurança, minimizando riscos de danos aos pacientes.
Impacto para o paciente
Giselle Viana Miralhes Vargas, chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP) do HUGG, explica o que a alta conformidade significa para quem está internado ou aguardando atendimento: "quando falamos em Segurança do Paciente, não estamos prometendo um ambiente onde o risco é zero, pois a assistência à saúde é intrinsecamente complexa. O que fazemos é criar barreiras, protocolos e sistemas de checagem que reduzam esse risco ao mínimo aceitável, impedindo que uma falha chegue até a pessoa atendida”.
A equipe do Setor de Gestão da Qualidade ressalta que é fundamental entender que este não é um processo estático. “A segurança do paciente é influenciada diariamente por diversos fatores, em especial pelo contínuo desenvolvimento e amadurecimento da nossa cultura de segurança. Temos consciência de que há muita coisa ainda por se fazer, não só para refinar processos e torná-los mais robustos, mas também para manter a alta conformidade e buscar os 100% nas próximas avaliações. Mas o foco central não é o número em si: o mais importante disso tudo é dar à população assistida no HUGG um cuidado seguro, com os menores riscos possíveis de incidentes", conclui Raphael Pereira.
O Superintendente do HUGG-Unirio, João Marcelo Ramalho, reforça que o trabalho em saúde no hospital é feito por muitas pessoas de diversas áreas distintas, mas principalmente pelo Setor de Gestão da Qualidade que trabalha para implementar cultura de segurança do paciente no hospital. “Esse índice de alta conformidade é o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há vários anos pelo Setor da Qualidade, através da realização de treinamentos e disseminação de práticas, como adorno zero, higienização das mãos, identificação correta do paciente, atitudes que contribuem para a melhoria da assistência ao paciente”, destacou.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh