Notícias
CAPACITAÇÃO ASSISTENCIAL
Curso de sutura qualifica enfermeiros do HUGG-Unirio
Rio de Janeiro (RJ) - Na última sexta-feira (14/04), o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu uma capacitação prática em suturas para profissionais de Enfermagem. A atividade teve como objetivo ampliar a autonomia técnica da equipe e garantir maior segurança nos procedimentos realizados à beira leito.
Voltado ao aprimoramento técnico das equipes, o curso buscou fortalecer a atuação dos enfermeiros em situações que exigem precisão e agilidade. Segundo a chefe da Unidade de Gestão de Pós-Graduação, Grazielle Bitencourt, “a capacitação prática em suturas representa um avanço na qualificação técnica dos profissionais de enfermagem do HUGG, promovendo maior segurança e autonomia nas práticas assistenciais”. Ela reforça que, em um ambiente hospitalar dinâmico, é essencial que os profissionais estejam preparados para atuar com responsabilidade e resolutividade, garantindo um cuidado humanizado e seguro ao paciente.
A parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), que participou da realização do curso, também foi apontada como estratégica para a qualificação contínua da equipe. Grazielle ressaltou que essa colaboração reforça o compromisso institucional com a valorização da categoria e com a educação permanente. “Por meio dessa colaboração, é possível alinhar as capacitações às diretrizes normativas vigentes, garantindo respaldo legal e científico às práticas desenvolvidas”, explicou. O apoio do conselho também contribui para ampliar a credibilidade das ações formativas oferecidas.
Além disso, o conteúdo do curso atende diretamente à Resolução COFEN 731/2023, que reconhece a competência do enfermeiro para realizar suturas de lesões simples, desde que devidamente capacitado. Grazielle explicou que, ao qualificar os profissionais para esse tipo de intervenção, o hospital amplia a capacidade de resposta da equipe diante de situações que exigem agilidade e conhecimento técnico, como pequenos ferimentos ou fixação de cateteres. “O curso não só qualifica os profissionais para exercerem essa atribuição com segurança, como também contribui para a conformidade legal e ética do hospital com as normas do exercício profissional”, disse.
A capacitação contou com 30 inscritos, entre enfermeiros da assistência e docentes de enfermagem que auxiliarão na multiplicação do conhecimento. Todos os participantes que cumpriram a carga horária e os critérios práticos receberão certificação emitida com o apoio do Coren-RJ, atestando a habilitação para realização de suturas conforme a regulamentação vigente.
A atividade teve ainda o apoio da Unidade de Planejamento e Desenvolvimento de Ensino (UPDE), responsável pela disponibilização dos materiais utilizados no treinamento e teve como instrutora a enfermeira Lilian Behring.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Felipe Monteiro