Notícias
Conteúdo para colaboradores
Últimas Notícias 22/07/2024
últimas notícias
#104 Informativo Interno do Hucam-Ufes
Seja bem-vindo e leia abaixo as principais notícias feitas para você, colaborador do Hucam-Ufes. Sugestões de conteúdo podem ser enviadas à vontade para o e-mail da Comunicação Social do hospital (comunicacao.hucam-ufes@ebserh.gov.br).
Conheça ainda os documentos da semana indexados na Pasta da Qualidade lá no final desta edição.
Hucam realiza procedimento inovador no tratamento de metástase hepática
Minimamente invasiva, com recuperação mais rápida, menor morbidade e maior preservação de órgãos. Esses são alguns dos benefícios oferecidos pela ablação por radiofrequência, uma técnica inovadora no tratamento de câncer, especialmente em casos de metástases hepáticas de câncer colorretal. O Hospital Cassiano Antônio Moraes(Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi um dos primeiros centros de saúde a realizar o procedimento após a aprovação do método pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
A técnica foi aplicada em uma paciente que apresenta histórico de câncer de cólon com metástases no fígado. Após um tratamento cirúrgico, ela foi acometida de novas lesões hepáticas que, segundo o médico do Hucam, Alberto Stein, cirurgião do aparelho digestivo que acompanha o caso, "justificaram a escolha pela ablação por radiofrequência como a melhor estratégia, dada a condição delicada e o histórico da paciente", destacou.
De acordo com o médico Octávio Galvão, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hucam, a ablação por radiofrequência é uma técnica moderna que, guiada por métodos de imagem, como tomografia ou ultrassom, insere uma agulha no tumor para gerar calor acima de 60º graus e destruir as células cancerígenas. “Entre as principais vantagens, destacam-se a minimização dos riscos cirúrgicos, a possibilidade de alta no mesmo dia e a necessidade de anestesia local ou sedação em vez de geral”, pontuou o profissional que realizou o procedimento na paciente.
A ablação por radiofrequência vai abranger, inicialmente, dois tipos da doença: a metástase hepática e o carcinoma hepatocelular. Leia a matéria completa no site do Hucam. (link na bio)
Com a inclusão da ablação no SUS prevista para setembro deste ano, mais pacientes terão acesso a esse tratamento inovador. Segundo Tatiane Miranda, chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados do Hucam, “nossa unidade hospitalar está trabalhando para, em breve, oferecer o procedimento de forma contínua”, complementou.
Mestrado profissional em Enfermagem tem 14 vagas para o segundo semestre
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Espírito Santo, torna públicas as normas do Processo Seletivo 01/2024 para o preenchimento de 14 vagas de Mestrado profissional em Enfermagem para o segundo semestre letivo de 2024.
Acesse o Edital aqui: https://enfermagem.vitoria.ufes.br/pt-br/processo-seletivo-mestrado-profissional-em-enfermagem-2024-1
O Mestrado profissional em Enfermagem proporciona mudanças na atuação dos enfermeiros, qualificando seu cuidado, e, consequentemente, promovendo a saúde da nossa população. Para tal, espera-se que ao final do curso, o discente seja capaz de:
-Analisar criticamente o cuidado em enfermagem e saúde, por meio dos seus pressupostos históricos, filosóficos e teóricos - metodológicos;
-Desenvolver pesquisas, oriundas de objetos/problemas provenientes da prática profissional, respeitando as etapas do processo investigativo;
-Mapear as necessidades locais e propor intervenções em seu trabalho, com base no conhecimento científico e tecnológico;
-Desenvolver e utilizar tecnologias e inovações educacionais, assistenciais e gerenciais apropriadas para prática profissional de enfermagem.
-Desenvolver habilidades de pesquisa visando o desenvolvimento da profissão enquanto ciência, arte e tecnologia, consolidando grupos de pesquisa;
-Contribuir para a produção e divulgação de conhecimentos técnico-científicos na área de saúde, possibilitando fomentar políticas e práticas na promoção da saúde do indivíduo em todo o seu ciclo vital.
Poderão participar do Processo Seletivo ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem:
- Portadores de Diplomas de cursos de Graduação Enfermagem (bacharelado e licenciatura), devidamente reconhecidos pelo MEC;
- Profissionais com vinculo empregatício na área assistencial, de ensino e/ou gerencial;
- Os candidatos deverão ter experiência como enfermeiro(a), de no mínimo 01 (um) ano, na área de assistência, ensino e/ ou gestão.
Ouvidoria recebe o dobro do número de elogios para serviços do Hucam durante campanha
A Ouvidoria do Hucam-Ufes marcou o mês de julho com uma campanha que resultou em 300 elogios para as diversas unidades da instituição, além da divulgação da ouvidoria, dando visibilidade a este canal de interlocução com os usuários e promovendo a participação social. Com esta campanha, o total de elogios neste ano já é o dobro do registrado em todo o ano passado.
A ação foi realizada aproveitando o tema das festas juninas e faz parte de uma série de valorização dos elogios dirigidos à instituição, de acordo com a ouvidora do Hucam, Gislene do Nascimento Brunholi. Segundo ela, essas campanhas fazem parte dos requisitos de gestão de desempenho das Ouvidorias da rede Ebserh e representam um reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes na instituição.
Gislene Brunholi explicou que entre as ações de valorização dos elogios realizadas no Hucam está a entrega de certificados para os servidores mais elogiados, publicação dos nomes dos elogiados no mês e a criação do Projeto #tbt (teu bom trabalho), em parceria com a Unidade de Comunicação Regional. “Este projeto ganhou o prêmio Iniciativa de Valor da Ebserh”, acrescentou a ouvidora, que fez questão de registrar a importância da participação das servidoras Claudimeia do Rosario Almeida e Amanda Cristina Soares, na campanha.
Segundo ela, considerando que durante o ano de 2023 foram registrados 324 elogios e que até junho deste ano foram 364 manifestações de elogios, o Hucam vai ultrapassar o total de 600 elogios em 2024, dobrando o total do ano passado ainda neste mês com a campanha chamada Arraiá da Ouvidoria: “Do ponto de vista institucional fica claro que os servidores precisam de mais espaço de reconhecimento do seu valor”.
A Ouvidoria do Hucam pode ser acessada por email (ouv.hucam-ufes@ebserh.gov.br), ou na Plataforma Fala.Br (https://falabr.cgu.gov.br), por telefone para orientação (27-33357443) e também há várias caixas de coletas distribuídas nos ambulatórios, enfermarias e recepções. Confira a íntegra da reportagem no site do Hucam: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hucam-ufes/comunicacao/noticias/ouvidoria-registra-o-dobro-do-numero-de-elogios-para-servicos-do-hucam-ufes-neste-ano-apos-campanha
Hucam e SUS renovam convênio para realizar 1 milhão de atendimentos em 12 meses
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), assinou no mês passado, o 23º termo aditivo ao convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que é o gestor dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) prestados pelo hospital. Na prática, este instrumento estabelece as metas de assistência, pesquisa e formação de profissionais, de acordo com as necessidades da população.
De acordo com o gerente administrativo do Hucam-Ufes, César Augusto Dias de Oliveira, o convênio prevê metas de qualidade, de prestação de serviços, de formação de profissionais, entre outros, estabelecendo itens como a oferta de 244 leitos hospitalares, sendo 20 de UTI adulto, por exemplo, além de todas as atividades assistenciais e formação de profissionais da área de saúde.
“O Estado é o principal contratante do hospital e tem buscado ampliar a oferta de serviços com base na capacidade do Hucam, o que tende a qualificar a gestão hospitalar e promover o ensino e a pesquisa no âmbito da instituição”, disse o diretor administrativo, que detalhou alguns números do contrato.
Mais de 90 mil procedimentos por mês
Segundo ele, o convênio prevê a realização de mais de 90 mil procedimentos ambulatoriais e hospitalares mensais, o que representa mais de um milhão de serviços assistenciais de alta e média complexidade por ano, como implante coclear, cirurgias cardiovasculares, exames diagnósticos, consultas especializadas, terapia renal, entre outros. São cerca de 9,3 mil internações e 9,2 mil cirurgias por ano, nessa unidade hospitalar que faz parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A reportagem completa está disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hucam-ufes/comunicacao/noticias/hucam-ufes-e-sus-assinam-termo-aditivo-e-renovam-convenio-para-garantir-assistencia-ensino-e-pesquisa-de-excelencia-no-espirito-santo
Empregados da Ebserh podem pegar o novo cartão do 'ticket' na DivGP
A partir de 01/08/2024 o auxílio alimentação será disponibilizado por meio do ticket alimentação fornecido pela SODEXO.
Segue aberta inscrição para interessados em ministrar Práticas Integrativas aos colaboradores do Hucam-Ufes
A equipe do Programa Qualidade de Vida no Trabalho, desenvolvido no Hucam-Ufes, está selecionando colaboradores interessados em ministrar ações de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS). Os candidatos deverão se inscrever em formulário próprio (https://bitly.cx/vVmPQ) no período de 16 a 30 de julho.
De acordo com o Ministério da Saúde, PICS são abordagens terapêuticas que têm objetivo de prevenir agravos à saúde, além promover e recuperar a saúde. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 29 procedimentos de práticas integrativas à população, como acupuntura, yoga, meditação e massagem corporal.
Eles vão aplicar estas práticas integrativas aos empregados, servidores e terceirizados do hospital ao longo deste ano. As atividades farão parte do Programa Qualidade de Vida do Hucam-Ufes, que tem como meta realizar ao menos três ações de PICS neste ano, voltadas aos trabalhadores do hospital.
Documentos da Qualidade
Nesta seção, feita em parceria com a Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, serão apresentados os três principais documentos da semana indexados na Pasta da Qualidade, que fica acessível nos computadores ligados à rede interna do Hucam. Lá é a casa de todos os manuais, normas, protocolos, procedimentos padrão, regimentos, planos e programas - sempre na versão mais atualizada.
|
CÓDIGO |
TÍTULO DE DOCUMENTO |
VERSÃO |
ÁREA RESPONSÁVEL |
ABRANGÊNCIA |
|
PRT. UMUL.007 |
MANEJO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA SÍFILIS NA GESTAÇÃO |
2.0 |
Unidade de Saúde da Mulher (UMUL) |
Unidade de Saúde da Mulher (UMUL) |
|
OBJETIVO: Padronizar as condutas em relação aos casos de Sífilis em gestantes no Hucam; prevenção da Sífilis Congênita. |
||||
|
CÓDIGO |
TÍTULO DE DOCUMENTO |
VERSÃO |
ÁREA RESPONSÁVEL |
ABRANGÊNCIA |
|
PRT. UMUL.026 |
INFECÇÃO PUERPERAL |
1.0 |
Unidade de Saúde da Mulher (UMUL) |
Unidade de Saúde da Mulher (UMUL) Unidade de Vigilância em Saúde (UVS) |
|
OBJETIVO: Padronizar o tratamento das infecções puerperais que acometem o trato genital em puérperas atendidas no Hucam. |
||||
|
CÓDIGO |
TÍTULO DE DOCUMENTO |
VERSÃO |
ÁREA RESPONSÁVEL |
ABRANGÊNCIA |
|
POP. DENF.112 |
BANHO NO LEITO UTILIZANDO COMPRESSAS UMEDECIDAS DESCARTÁVEIS (BANHO SECO) |
3.0 |
Divisão de Enfermagem (DENF). |
Unidades Assistenciais do Hospital - exceto Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). |
|
OBJETIVO: Realizar o procedimento de banho no leito com auxílio de toalhas umedecidas descartáveis; aplicar o produto da forma adequada e segura, garantindo a proteção e tratamento da pele, evitando o desperdício. Público-alvo: pacientes acamados ou com mobilidade diminuída, avaliados como de alta dependência, semi-intensivos, intensivos ou com instabilidade hemodinâmica após avaliação do enfermeiro. |
||||