Notícias
HOMENAGEM
Turma de 1971 da Medicina da Ufes presenteia hospital
Os alunos da sexta turma de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), formados em 1971, homenagearam os 50 Anos do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) e o Curso de Medicina da Universidade. Médicos há 46 anos, eles foram recepcionados pelo Professor Luiz Alberto Sobral Vieira Júnior, superintendente do Hucam, e pelo Professor Alfredo Carlos Rodrigues Feitosa, vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde da Ufes.
O tributo teve a apresentação do Coral do Sesi, na capela, e com a inauguração da estátua de Asclépio ou Esculápio, instalada na área verde em frente à fachada principal. Para honrar o Curso de Medicina, os veteranos plantaram a Árvore de Hipócrates ao lado do monumento. E em homenagem ao antigo jornal “O Esculápio”, o evento ganhou um suplemento especial no jornal Raio-X, editado pelo Diretório Acadêmico da Medicina da universidade.
Confira a fotogaleria do evento
| Estátua de Asclépio ou Esculápio Seja na mitologia romana ou grega, Asclépio, em latim, ou Esculápio, em grego, é o deus da medicina e da cura. Hoje, podemos encontrar sua estátua, em cimento, com 2,30 metros, no município de Taubaté, em São Paulo. A nova estátua, que será inaugurada nas dependências do Hucam, será da cor branca e contará com uma iluminação especial, sempre alusiva às cores temáticas da medicina: as cores rosa em outubro e azul em novembro, pela prevenção do câncer de mama e próstata respectivamente, a cor dourada em agosto, que celebra o mês dedicado à amamentação, entre outras campanhas de conscientização. Árvore de Hipócrates Conhecida como “platanus orientalis”, essa árvore, segundo a tradição, abrigava Hipócrates, o pai da medicina, e seus alunos, trazendo sombra para as aulas. Ela representa a consciência da busca constante pelo respeito ao meio ambiente, por um ensino médico de qualidade e por uma medicina competente e humanitária. |