Notícias
Ensino
Residentes da Clínica Médica fazem cerimônia de formatura marcada pela emoção
VITÓRIA - Em uma cerimônia marcada pela emoção, a Universidade Federal do Espírito Santo junto ao Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebraram a formatura da turma 2023/2024 do programa de Residência Médica em Clínica Médica da universidade. O evento, realizado sexta-feira (21/02) no Auditório Rosa Maria Paranhos, no Centro de Ciências da Saúde da Ufes, reuniu autoridades acadêmicas, administrativas, familiares e amigos dos formandos.
A solenidade reafirmou o compromisso da instituição com a excelência no ensino e a qualidade dos serviços prestados à população.
"Temos obrigação por qualidade, pois somos a grande academia médica do Espírito Santo", ressaltou o superintendente do Hucam, Prof. Dr. Lauro Vasconcellos, em discurso para a turma de residentes.
A coordenadora da Comissão de Residência Médica da Ufes, Profª. Dra. Maria da Penha Zago, durante sua fala, fez um breve histórico do programa de Residência Médica da Ufes, pioneiro no Brasil. "Lembrem-se sempre, não façam seus pacientes sofrerem mais do que já sofrem pela doença", aconselhou. Dra Penha Zago ainda lembrou que, ao longo de cinco décadas, o programa formou mais de 1.500 médicos especialistas no Hucam.
O diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Prof. Dr. Helder Mauad, destacou a importância do Hucam para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a necessidade de apoio contínuo para garantir a qualidade dos serviços oferecidos: "O Hucam atende exclusivamente o SUS. Quanto mais moderno ele for, quem mais ganha são os pacientes. Quanto mais investimento em ensino, mais ganham os pacientes. Para isto tudo continuar precisamos do apoio da sociedade e, aqui dentro, continuarmos irmanados no mesmo interesse. Desejo a vocês muito mais sucesso. Vocês fazem parte de um grande time", afirmou, em referência ao CCS.
Homenagens
A cerimônia também foi marcada pela homenagem aos professores, feita pela médica residente Camila Carlini, e pelo discurso da médica residente Isadora Martins, que compartilhou depoimento sobre agruras e conquistas da jornada da residência médica.
A supervisora do programa, Dra. Antonielen Marcilino, também fez uso da palavra, parabenizando os formandos e desejando sucesso em suas futuras carreiras. Prestou homenagem póstuma ao, Prof. Dr. David Jamil Hadad, professor dos residentes formandos até seu falecimento, em outubro do ano passado. Durante seu pronunciamento, a docente exibiu uma placa em homenagem ao Prof David, infectologista que participou da formação de gerações de médicos na Universidade e atuou no Ambulatório Referência em Tuberculose do Espírito Santo, sediado no Hucam-Ufes.
Ao longo da cerimônia, também foram feitas referências em memória à médica residente Munira Agrizzi Pereira, que era residente da Ufes, falecida em maio do ano passado.
Por fim, após o Juramento, conduzido pela formanda Mariane Bergamin em nome de todos os 13 médicos residentes da turma, os formandos receberam a Declaração do Programa de Residência Médica em Clínica Médica.