Notícias
ASSISTÊNCIA
Profissionais do Hucam promovem encontros sobre segurança do paciente
VITÓRIA (ES) - Profissionais e acadêmicos do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), se reuniram nesta terça-feira, 23, para o V Encontro pela Segurança do Paciente na instituição, como parte das atividades pela Dia Mundial pela Segurança do Paciente 2025, uma campanha global que tem o objetivo de conscientizar o público, promover a colaboração entre as partes interessadas e mobilizar ações sobre o tema. O Hucam-Ufes é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O tema da campanha neste ano é “Cuidado seguro para cada recém-nascido e para cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!” e V Encontro pela Segurança do Paciente do Hucam prevê, além das palestras sobre cooperação para o parto adequado, que foram apresentadas nesta terça no auditório Noé, um encontro no dia 26, no Complexo Ambulatorial Multirreferenciado (CAM), abordou a hipotermia materna e neonatal, enfocando na prevenção e boas práticas no cuidado ao parto e nascimento.
O gerente de Atenção à Saúde e representante da Superintendência no encontro, Rodrigo Moll, destacou a importância das atividades desenvolvidas no hospital em nome da segurança do paciente. “Está nas nossas mãos a qualidade do atendimento e a segurança do cuidado e isso faz toda a diferença para esses pacientes”, ressaltou o dirigente na abertura do evento.
O gerente administrativo do Hucam, César Dias, falou sobre o caráter dinâmico da atividade dos profissionais responsáveis pela segurança do paciente e ressaltou que estes trabalhos devem estar presentes em todos os setores do hospital. “A Gerência Administrativa se coloca à disposição de todos vocês para contribuir para estas importantes iniciativas desenvolvidas em nome da segurança do paciente”, ressaltou.
O chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do Hucam, Márcio Martins de Souza, parabenizou a equipe de profissionais do hospital pelas iniciativas voltadas para a segurança do paciente e pelo encontro promovido nesta semana. “É um trabalho diário desta equipe que tem garantido a qualidade da assistência. Desejo a todos um bom encontro científico”, acrescentou.
A chefe do setor de Gestão da Qualidade, Rosemeire Andreatta, falou sobre a importância do tema da campanha neste ano. “O recém-nascido é vulnerável e depende da mãe, da família e de uma rede de apoio. Garantir essa assistência com segurança não é só uma responsabilidade técnica; é nossa missão”, explicou, ressaltando a importância de uma rede unida, fortalecida e qualificada para a segurança do paciente.
A chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e da Segurança do Paciente no Hucam, Hilmara Aparecida Jesus, disse que o tema da campanha neste ano, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mostra o reconhecimento da vulnerabilidade dessa faixa etária a riscos e danos causados por cuidados inseguros e destacou o papel do encontro científico para a capacitação das equipes com foco no tema.
“No Hucam, promovemos o V Encontro Pela Segurança do paciente como estratégia de pausa científica para discussão de novas abordagens de atendimento ao paciente, educação de estudantes no contexto de qualidade e segurança do paciente”, afirmou Hilmara Jesus. “Pessoas engajadas com conteúdos atualizados cuidam melhor dos pacientes”, acrescentou.
Como exemplo de ações desenvolvidas no Hucam visando ao cuidado seguro no segmento materno-infantil, ela cita a equipe especializada na maternidade e neonatologia; o colegiado perinatal entre a unidade materno infantil e neonatologia; o acompanhamento de indicadores de parto e cuidado neonatal, entre outras iniciativas.
O V Encontro pela Segurança do Paciente do Hucam é desenvolvido pelo Setor de Gestão da Qualidade e pela Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social