Notícias
ESPECIALIZAÇÃO
Primeira turma de Imaginologia
O curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Espírito Santo venceu este mês mais uma etapa na integração entre alunos e pacientes do Hospital Cassiano Antonio Moraes (Hucam). Está formada a primeira turma da nova disciplina de Imaginologia Aplicada, cadeira que permitiu a troca de conhecimentos entre o serviço de Apoio Diagnóstico do Hucam e a Fonoaudiologia.
De acordo com a coordenadora da matéria, a professora doutora Carolina Anhoque, o objetivo da parceria é oferecer aos alunos da Fonoaudiologia conhecimento o suficiente para ganhar familiaridade com a linguagem técnica dos exames de imagens. Um deles, o videodegutograma, usado para enxergar os movimentos usados para engolir, está na rotina da Fonoaudiologia.
"Esta foi a primeira turma, e todo semestre a disciplina será ofertada. É uma matéria teórico-prática que comprova a integração entre ensino e assistência. Com o trabalho em equipe, sobretudo em serviços hospitalares e ambulatoriais, ao mostrar a imagem de um paciente, o fonoaudiólogo passa a conseguir acompanhar a linguagem do médico. Isso vai fazer diferença na formação dos alunos", declarou Carolina, chefe do setor de Gestão do Ensino do Hucam.
Por ser um hospital-escola, casos práticos de exames feitos diariamente pelo serviço de Apoio Diagnóstico, chefiado pelo o médico Rodrigo Stênio Moll de Souza, são fonte de aprendizado. Residentes do setor de Apoio Diagnóstico, Dra Ana Paula Alves Fonseca; Dra Fabiana Batista Corrêa; Dra Gabriela Cezana Contarato; Dra Samara Riguete Zacchi; e os professores Dr Henrique Ramos; Dra Marystella Takahashi Ramos e Dra Michelle Guimarães integraram a equipe que formou esta primeira turma, de 17 alunos da graduação.
"Avaliamos que houve um bom aproveitamento dos alunos desse semestre, e a grande conquista é que será uma matéria permanente dentro da grade curricular entre as disciplinas optativas do curso de Fonoaudiologia. O apoio do Dr. Rodrigo Moll foi fundamental nesse processo", completou Carolina.