Notícias
CIÊNCIA
Pesquisadoras do Hucam-Ufes atuam para o fortalecimento do SUS
Vitória (ES) - Em 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. No Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), mulheres ocupam posições estratégicas como coordenadoras de estudos, integrantes de comitês de ética e científicos, atuando para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Esse cenário reflete maturidade institucional, na qual a competência técnica e a experiência regulatória têm sido determinantes para a liderança feminina na condução de pesquisas alinhadas às boas práticas clínicas e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, mais de 140 pesquisas são realizadas na instituição.
No Hucam-Ufes, esse protagonismo se expressa concretamente por meio da atuação de mulheres em diferentes frentes da pesquisa clínica. A enfermeira de pesquisa da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), Vanezia Goncalves da Silva, atua na pesquisa clínica desde 2015 e faz parte do Centro de Pesquisas Clínicas (CPC) do hospital. Ela é responsável pela coordenação integral dos estudos, desde a fase de prospecção e viabilidade até o encerramento regulatório e científico. Sua trajetória reflete o papel estratégico da enfermagem na pesquisa clínica, especialmente na articulação entre pesquisadores, patrocinadores, instâncias regulatórias e equipes assistenciais, assegurando conformidade ética, qualidade operacional e segurança dos participantes de pesquisa. “As mulheres e meninas têm se destacado pela capacidade de organização, rigor metodológico, visão sistêmica e compromisso com a qualidade e a segurança dos participantes de pesquisa”, acrescenta a enfermeira.
Mais mulheres em pesquisas
Algumas ações incentivam a participação de mais mulheres em pesquisas no Hucam-Ufes, dentre elas, a valorização da formação em Boas Práticas Clínicas, a integração de programas de pesquisas, incentivo à participação em redes colaborativas e em projetos multicêntricos.
Yasmin Gurtler atua na coordenação de projetos nas áreas de saúde coletiva, reumatologia, oncologia e nutrição. Ela iniciou na pesquisa clínica em 2019, como estudante de enfermagem, e desde então, vem se especializando cada vez mais. Para ela, a pesquisa encanta, por ser um espaço que dá voz, poder de fala e possibilidade de atuação. “Posso ser quem eu sou e fazer o que mais amo: compartilhar meus conhecimentos com diversas pessoas e garantir, a cada dia, mais tecnologias e inovações para os usuários do SUS”, enfatizou a bolsista.
Já a bolsista Pryscilla Tenorio, informou que em seu trabalho, foca em garantir a segurança dos participantes de pesquisas e a condução ética dos protocolos. Além disso, ela conta com a colaboração de uma equipe multidisciplinar, o que possibilita executar com qualidade os procedimentos do estudo. “Meu intuito é contribuir para o fortalecimento da pesquisa clínica e para a formação de novos profissionais que tenham perfil para atuar nessa área, ajudando, de certa forma, a desmistificar o que é a pesquisa clínica e a mostrar seu papel fundamental no avanço da ciência e na melhoria da saúde”, completou.
Ela tem formação em enfermagem e atua na pesquisa clínica desde 2010. Ao longo de sua trajetória em centros de pesquisa, teve a oportunidade de exercer diferentes funções, passando pelo gerenciamento de dados, pela atuação como enfermeira de pesquisa e pela coordenação de ensaios clínicos.
A pesquisa clínica no Hucam-Ufes também está representada por mulheres que ocupam posições estratégicas como a Gerente de Ensino e Pesquisa, Glaucia Abreu; a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde, Christiane Mota, e a chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa, Tânia Reuter.
Centro de Pesquisas Clínicas (CPC)
Para abrigar a estrutura técnica e administrativa da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hucam, além de espaços destinados a pesquisas clínicas, Comitê de Ética em Pesquisa, consultórios ambulatoriais, salas de reunião, sala de inovação, salas de aula, laboratório de simulação realística e outros ambientes, está em construção um novo Centro de Pesquisas Clínicas (CPC). A obra tem previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano e representa um avanço estratégico para a pesquisa clínica no SUS.
“O CPC amplia a capacidade institucional de conduzir estudos clínicos com maior complexidade, atrai parcerias estratégicas, fortalece a captação de recursos e oferecerá melhores condições para atuação de pesquisadores”, disse Vanezia. Além disso, contribuirá diretamente para a formação qualificada de estudantes e profissionais de saúde para o acesso da população a terapias inovadoras, reforçando o papel do hospital como polo de produção de conhecimento e inovação em saúde.
Participação de voluntários em pesquisa
O Hucam-Ufes está inscrevendo interessados em participar de um estudo clínico internacional patrocinado pela National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos, que busca desenvolver estratégias para alcançar a cura funcional da Hepatite B. A pesquisa, intitulada BICC, terá duração de cinco anos, será realizada no Ambulatório de Hepatites Virais, responsável pelo acompanhamento clínico e laboratorial dos pacientes e tem Tânia Reuter como Pesquisadora Principal (PI). Saiba mais aqui.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh