Notícias
PESQUISA
Hucam-Ufes seleciona candidatos para estudo internacional que busca a cura da Hepatite B
Ilustração estilizada de fígado humano, órgão atingido pelo vírus da hepatite B - Foto: Bilbioteca Virtual de Enfermagem
VITÓRIA- O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está inscrevendo interessados em participar de um estudo clínico internacional patrocinado pela National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos, que busca desenvolver estratégias para alcançar a cura funcional da Hepatite B. A pesquisa, intitulada BICC, terá duração de cinco anos e será realizada no Ambulatório de Hepatites Virais, que será responsável pelo acompanhamento clínico e laboratorial dos pacientes.
Nesta primeira etapa, que já está aberta, o Hucam-Ufes está realizando o pré-cadastro de possíveis candidatos para o recrutamento, que será realizado de abril a dezembro deste ano. Para participar, os interessados devem se enquadrar em um dos dois grupos elegíveis para o estudo. No primeiro, eles devem ter mais de 18 anos e ser pessoa com HIV e Hepatite B crônica (HBsAg reagente). Já o segundo grupo, será composto por pessoas só com Hepatite B crônica. Os candidatos não podem ter diagnóstico de cirrose descompensada, câncer no fígado ou infecção ativa pelo vírus da hepatite C, e devem estar em tratamento ou ter disponibilidade para tratar, além de capacidade de consentimento.
Segundo a pesquisadora Unidade de Gestão da Pesquisa do Hucam-Ufes, professora Tânia Reuter, esses pacientes têm risco muito maior de complicações hepáticas e mortalidade, mas são frequentemente excluídos de estudos sobre novas drogas para Hepatite B. “Incluir esse grupo é essencial para garantir que as futuras terapias sejam eficazes para todos”, afirmou.
A expectativa, segundo ela, é identificar estratégias terapêuticas inovadoras que melhorem a sobrevida e qualidade de vida desses pacientes, permitindo que eles também se beneficiem das novas terapias antirretrovirais e avanços científicos.
O estudo
O BICC é estudo clínico internacional que busca desenvolver estratégias para alcançar a cura funcional da Hepatite B. “Ele é estratégico porque mais de 300 milhões de pessoas vivem com Hepatite B no mundo, e cerca de 39 milhões também têm HIV”, afirmou a pesquisadora.
No total, cinco países participam: Brasil, com o Hucam-Ufes e a Universidade de São Paulo (USP), Índia, Senegal, Uganda e Estados Unidos, por meio da Universidade Johns Hopkins, que é o centro coordenador do projeto.
Interessados devem entrar em contato com a pesquisadora por meio do Serviço de Infectologia do Hucam. O telefone/whatsapp para contato é (27) 99973-9751 e o email é o bresbicc@gmail.com
Rede Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Leia mais: Inauguração do novo Centro de Pesquisas Clínicas do Hucam-Ufes prevista para julho — Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Redação: Luna Normand
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh