Notícias
LEVANTAMENTO
Pesquisa aponta índice de satisfação de mais de 95% entre os usuários do Hucam-Ufes
Pacientes do Hucam deram nota média 9,11 para o hospital, sendo que o atendimento ambulatorial ficou com média 9,02
VITÓRIA (ES) - Pesquisa realizada com usuários do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), apontou um índice geral de mais de 95% de satisfação. Os dados foram coletados no período de 12 meses, de janeiro a dezembro do ano passado, sob coordenação da Ouvidoria-Geral da Ebserh, que realiza a pesquisa com o objetivo de consolidar aspectos positivos e identificar pontos de melhoria.
Participaram da pesquisa no Hucam 1.699 usuários, que preencheram um questionário abordando itens em sete grandes áreas: roupa, limpeza e lixo; estrutura; atendimento no ambulatório; atendimento na internação; segurança, portaria e controle de acesso; equipamentos médicos; e refeições.
De acordo com os dados da Pesquisa de Satisfação dos Usuários (PSU) relativos ao Hucam-Ufes/Ebserh, houve um aumento na porcentagem de satisfação, passando de 91,92% na pesquisa anterior para 95,15% na atual. Além deste dado, mais de 98% dos usuários recomendariam a instituição. A média geral atribuída à instituição capixaba foi de 9,11, sendo que no item internação a nota dos usuários foi de 9,5.
No ano passado, o hospital registrou aumento na nota média relativa à estrutura, passando de 8,32 em 2023 para 8,33. O ambulatório, que tinha nota 8,77 na pesquisa anterior, recebeu nota média de 9,02 dos usuários do Hucam e o item internação passou de 9,17 para 9,5.
A pesquisa apontou um salto significativo em relação ao tempo de espera para atendimento de consulta, sendo que 26,07% dos usuários responderam que esperaram menos de uma hora, contra 32,3% do ano anterior. Em relação aos exames, o tempo de espera menor que uma hora saltou de 30,63% em 2023 para 42,4% em 2024.
Gestor destaca investimentos e esforços das equipes
O superintendente do hospital, Lauro Monteiro Vasconcellos Filho, disse que os dados consolidam avanços que foram implementados no hospital, pela Ebserh, como melhorias na área dos ambulatórios, convocação de profissionais concursados, aquisição de equipamentos, investimentos na estrutura geral do hospital e adoção de processos de trabalho. “Esse resultado somente foi possível devido ao envolvimento das equipes de todas as áreas do hospital, objetivando atender ao nosso usuário do SUS”, acrescentou, lembrando que ainda existem espaços para estimular melhorias.
“Nada adiantaria sem o empenho de nossos profissionais. A pesquisa mostra que estamos no caminho certo, investindo para o bem-estar do usuário e do trabalhador. A gestão tem o papel de se colocar à disposição dos colaboradores, buscando recursos e absorvendo sugestões para essa melhoria contínua”, avaliou o superintendente.
A ouvidora substituta do Hucam, Claudiméia do Rosário Almeida, também ressaltou o esforço coletivo dos colaboradores. “Além disso, a Ouvidoria atua como campo de apoio às áreas, para demonstrar as forças e fraquezas dos serviços, e isso acaba contribuindo para ações de gestão, culminando em melhorias nos atendimentos aos usuários”, acrescentou.
Segundo ela, cada manifestação de Ouvidoria é analisada e posteriormente encaminhada para as áreas responsáveis fazer as tratativas. “A partir das devolutivas, a Ouvidoria avalia as respostas para saber se contemplam as necessidades dos usuários, e depois concluímos as demandas respondendo no sistema Falabr cada uma das manifestações registradas”, explicou.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social