Notícias
TRANSPARÊNCIA
Ouvidoria está mais próxima dos usuários e dos serviços do Hucam
Entrada das novas instalações da Ouvidoria do Hospital Universitário da Ufes
Vitória (ES) - A Ouvidoria do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) está funcionando em um dos locais de maior circulação do complexo hospitalar, o que facilita o acesso dos interessados ao serviço de forma presencial, além de trazer mais conforto e comodidade para os usuários. A nova sala fica em frente ao estacionamento, próximo à tenda onde os pacientes aguardam atendimento e na calçada que dá acesso às principais unidades do hospital.
A ouvidora do Hucam, Gislene do Nascimento Brunholi, explicou que o atendimento presencial é feito de segunda a sexta-feira, em dois horários (8h às 12h e 13h30 às 16h). Além disso, o serviço pode ser acessado pelo e-mail ouvidoria.hucam@ebserh.gov.br, pelo telefone 3335-7443 (para informações), por meio das caixas de coletas espalhadas por várias áreas do hospital ou pelo Fala BR (https://falabr.cgu.gov.br) em qualquer horário.
Gislene Brunholi explicou que a nova sala possibilita facilidade de acesso para os usuários e está próxima dos principais serviços do Hucam, integrando a Ouvidoria com o público e com a própria instituição. A instalação no local segue uma estratégia de ação de aproximar o serviço da população, facilitando o acesso e garantindo instalações adequadas para atendimento presencial.
Segundo ela, essa estratégia de ação para adequação da Ouvidoria busca uma série de medidas para fortalecer o serviço no Hucam. “Entre os benefícios esperados estão a melhoria da produtividade e tempestividade das respostas ao cidadão; fomento da participação do usuário na ouvidoria a fim de trazer melhorias para a gestão; atendimento mais acolhedor aos usuários, elementos fundamentais de Humanização”, resumiu a ouvidora.
As ouvidorias são espaços que recebem denúncias, reclamações, sugestões e elogios, dando o devido encaminhamento para cada um destes expedientes, dentro da lei. Segundo Gislene Brunholi, as manifestações são encaminhadas em um prazo de até 30 dias, prazo prorrogável por igual período se necessário. No Hucam, a Ouvidoria tem mantido a meta de resposta no prazo médio de dez dias.
Sobre a Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social
Redação: Sinval Paulino, com revisão de Danielle Campos